Todos os anos, a Variety identifica os 10 realizadores a seguir, uma lista que já antecipou carreiras como as de Christopher Nolan, Alfonso Cuarón ou Greta Gerwig. Em 2026, a seleção volta a apontar para uma geração que está a reconfigurar a forma como o cinema se cruza com cultura, marcas e audiências globais.
Na lista deste ano, onde estão nomes como o de Akinola Davies Jr. ou Beth de Araújo, encontra-se uma mistura de diretores norte-americanos e internacionais, incluindo dois com filmes submetidos à categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar (“My Father’s Shadow” e “Happy Birthday”), alguns filmes independentes que vão estrear mundialmente no Festival de Cinema de Sundance ainda este mês (“If I Go Will They Miss Me,” “Josephine” e “Run Amok”) e três estreias estelares do Festival de Cannes, onde a atriz Kristen Stewart estreou a sua primeiro longa-metragem como diretora, “The Chronology of Water”.
A lista da Variety reúne dez realizadores de diferentes geografias e percursos, com projetos que vão do cinema independente a grandes produções de estúdio.
Jan-Ole Gerster, Sarah Goher ou Dave Green também fazem parte da lista, onde constam ainda os nomes de Chandler Levack, Harry Lighton, NB Mager, Kristen Stewart ou Walter Thompson-Hernández.














