Uma aplicação que detecta os seus gostos
… e que se adapta a eles. Chama-se CAMR e está a ser desenvolvida pelo INESC.
A CAMR (Context-Aware Personalized Multimedia Recommendations for Mobile Users) permite seleccionar conteúdos de acordo com os gostos do utilizador, que detecta a partir da própria utilização do smartphone. A app para Android está a ser desenvolvida pelo INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência), no âmbito do programa de investigação MAT – Media Arts and Technology.
A partir dos sensores existentes nos dispositivos móveis, como o acelerómetro, orientação, GPS, luz ou som, a aplicação extrai a informação do ambiente de utilização e monitoriza os consumos do utilizador. Assim, é possível recomendar conteúdos adaptados ao contexto de utilização, como “tipo de actividade exercida pelo utilizador, características do seu terminal, altura do dia, dia da semana, do ano, localização, ligação de rede, condições ambientais, entre outros”, e “de forma transparente ou a pedido do consumidor”, explicam os promotores da aplicação em nota de imprensa.
“Se a dificuldade em encontrar os conteúdos desejados de forma expedita é já grande hoje em dia, nesse futuro próximo será ainda maior, particularmente para os utilizadores móveis. De facto, estes utilizadores têm, de uma forma geral, menor disponibilidade de tempo para navegar na net à procura dos conteúdos do seu interesse e muitas vezes essa pesquisa é partilhada no tempo com outras tarefas. Assim, assumem especial importância sistemas que permitam agilizar essa procura, operando de uma forma transparente para o utilizador. Outra dificuldade com que os utilizadores se podem deparar, reside no formato dos conteúdos que querem consumir, o qual pode não ser o adequado às capacidades do seu dispositivo”, explica Teresa Andrade, coordenadora do projecto, que foi também desenvolvido pelo investigador do INESC TEC Abayomi Otebolaku, em comunicado.