Um novo colega de trabalho?

Por Rita Amzalak, Managing Partner da Havas Media Portugal

A inteligência artificial está a transformar a forma como vivemos, trabalhamos e interagimos. E, embora muitos debates se centrem nos desafios associados a esta tecnologia emergente, é crucial que as marcas reconheçam e aproveitem as oportunidades que ela oferece.

Imaginemos que a inteligência artificial é um ser humano. Um ser capaz de pensar, aprender e evoluir, mas também de sentir empatia, criatividade e intuição. Como é que as marcas se relacionariam com este “humano”? Em vez de ser visto como uma ferramenta fria, a IA seria considerada um parceiro de confiança, capaz de trazer um toque humano a tudo o que faz.

Este exercício imaginativo oferece-nos uma nova perspectiva sobre como as marcas podem utilizar a IA para continuarem a criar ligações mais autênticas com os seus consumidores.

Se a IA fosse um humano, seria aquele colega que está sempre presente para ouvir. Com a sua capacidade de analisar enormes quantidades de dados, a IA pode escutar o que os clientes dizem, não apenas com palavras, mas através das suas acções, preferências e até silêncios. Este “humano” teria a sensibilidade de compreender as nuances dos desejos e necessidades dos consumidores, oferecendo sugestões e soluções que realmente importam.

Por cima desta capacidade de compreensão, este humano é também um pensador incansável, sempre à procura de novas ideias e soluções, incentivando a experimentação, desafiando o convencional e inspirando campanhas que reflitam o propósito da marca e não apenas a sua funcionalidade. E, em vez de substituir o lado humano, consegue assumir tarefas rotineiras e repetitivas que permitem que as equipas humanas se concentrem naquilo que fazem melhor: criar, inovar e experimentar, ajudando as marcas a explorarem novos horizontes.

Esta capacidade de ser ouvinte e de antecipar cenários, faria deste colega de equipa um elemento-chave na previsão de tendências e para encarar mudanças necessárias com agilidade e precisão. Com a capacidade de agir com recurso a muita informação e experiência agregadas e prever com maior precisão o impacto das decisões, as marcas que abracem este “colaborador” podem liderar com ética e criar um futuro onde a tecnologia e a humanidade caminham de forma complementar.

No grupo Havas criámos um laboratório de Inteligência Artificial para que esta se torne, realmente, um colega de equipa: nosso e das nossas marcas, democratizando o seu acesso e permitindo tirar o maior partido das suas potencialidades. Ao integrar a Inteligência Artificial, as marcas não só evoluem, mas também criam um futuro onde a tecnologia dá suporte e inspira a capacidade humana.

Artigos relacionados