Um Kia para todos

O mercado de ligeiros de passageiros, em Portugal, mantém uma tendência negativa, com as vendas acumuladas, relativamente aos primeiros cinco meses do ano, a apresentar uma variação de menos 4%, face ao período homólogo. A recuperação robusta, tão ansiada pelos fabricantes, ainda está longe de acontecer, realça Miguel Santos, director de Marketing do Grupo Astara. Na Kia, por outro lado, o cenário parece diferente: «Estamos em contraciclo e conseguimos obter entre Janeiro e Maio um valor bem acima do mercado, com 51% de crescimento face ao mesmo período de 2021.»

Isto num contexto em que não faltam desafios. Tal como muitos outros sectores de actividade, a indústria automóvel tem sido, nos últimos anos, posta à prova como nunca antes foi. Após o pico da pandemia, que originou quebras na ordem dos 30% no mercado global, o sector foi impactado pela crise dos semicondutores, constrangimentos globais na logística e transporte de bens e mercadorias e, por último, a guerra na Ucrânia, que está a levar a importantes alterações no fluxo de matérias-primas. Ainda assim, no caso da Kia, têm vindo a conseguir ultrapassar as dificuldades, como, aliás, demonstram os resultados de vendas.

Olhando para os primeiros meses de 2022, a Kia apresenta uma perspectiva positiva, assente, essencialmente, em dois factores: «Por um lado, temos conseguido fazer face à crise de componentes um pouco melhor do que outros construtores e, por outro, estamos num momento de ciclo de renovação da gama absolutamente excepcional.» Segundo Miguel Santos, o primeiro factor é resultado de uma circunstância de excepção, mas o segundo resulta da ambiciosa estratégia de crescimento e de desenvolvimento de novos produtos específicos criados para o mercado europeu.

Em termos de procura por parte dos portugueses, o grande destaque vai para o Kia EV6, 100% eléctrico, que é o modelo mais bem-sucedido de sempre e um dos grandes trunfos para o crescimento da marca. É, ainda, um dos automóveis mais premiados dos últimos tempos, tendo conquistado o COTY – Carro do Ano Europeu.

Também o Kia Niro tem registado uma enorme procura, tanto por particulares como por empresas. O director de Marketing adianta que este modelo conhece agora uma nova geração, com uma evolução a todos os níveis, mas focada nos principais pilares da marca: design, tecnologia e sustentabilidade. Estará disponível com versões 100% eléctrica e híbrida.

No primeiro trimestre deste ano, a Kia apresentou, ainda, a nova geração do Sportage, que é já considerado um dos modelos de maior sucesso no seu segmento. A par do novo design e da tecnologia avançada que apresenta, este SUV compacto passou a ter variantes electrificadas, HEV – híbrido e PHEV hibrido plug-in, que têm registado uma procura muito significativa no mercado nacional.

Por fim, Miguel Santos destaca o modelo XCeed, que inclui uma versão híbrida plug-in com grande adesão no segmento de empresas; o Sorento, que constitui um dos poucos híbridos plug-in de sete lugares disponíveis no mercado e, não menos importante, o best-seller Stonic, que tem permitido captar um público mais jovem.


MAIS ELÉCTRICOS

«Estamos a crescer em todos os segmentos, mas mais relevante é o facto de estarmos a reforçar a nossa posição competitiva em segmentos superiores, reduzindo assim a dependência dos modelos citadinos e utilitários», afirma o mesmo responsável, sublinhando ainda uma grande mudança naquilo que os portugueses procuram. Miguel Santos dá conta de um «aumento absolutamente extraordinário» nas vendas de veículos electrificados. No primeiro quadrimestre, este segmento cresceu na ordem dos 30%, em linha com o objectivo global da empresa de atingir 1,2 milhões de veículos deste tipo vendidos em 2030.

Para o director de Marketing do Grupo Astara, a electrificação é uma realidade incontornável e a Kia é um dos construtores a liderar globalmente esta tendência. Para o mercado português, a insígnia conta com uma oferta distinta entre híbridos (designados HEV), híbridos plug-in (PHEV) e 100% eléctricos (BEV). No caso desta última, são duas as soluções disponíveis, o EV6 e o e-Niro, sendo que em Junho chega ainda o novo e-SOUL, que irá reforçar a oferta com preços a partir dos 34 mil euros.

À excepção das propostas para os segmentos A e B (utilitários) – Picanto, Rio e Stonic –, todos os restantes modelos apresentam uma solução electrificada HEV ou PHEV.

Esta forte dinâmica no que respeita à electrificação da gama surge enquadrada num grande desígnio global da marca. A Kia quer «passar de construtor automóvel para se posicionar como um fornecedor de soluções de mobilidade sustentável». E também reflexo disso é a recente operação de rebranding global, que incluiu a alteração da assinatura para “Movement that inspires”.

Até 2030, os automóveis amigos do ambiente deverão ser responsáveis por 40% da totalidade das vendas da marca a nível mundial. Em Portugal, a Kia acredita que esse número será superado por uma margem confortável. Para isso contribuirá o facto de que, já a partir de 2023, serão lançados, no mínimo, dois modelos eléctricos por ano, cadência que permitirá cumprir o objectivo de oferecer uma gama completa com 14 automóveis deste tipo até 2027.

Segundo Miguel Santos, a Kia dispõe de uma solução electrificada para a grande maioria dos clientes e o peso deste segmento nas vendas totais da marca em Portugal, cada vez maior, é a prova disso mesmo.


ATENÇÃO AO CLIENTE

Eléctrico ou não, a Kia pretende destacar-se precisamente por ser transversal a diversos perfis de clientes – estando presente em praticamente todos os segmentos. No entanto, apesar desta diversidade, Miguel Santos refere que existirão alguns denominadores comuns a todos aqueles que escolhem a marca. Valorizam um design apurado, tecnologia avançada em áreas como os sistemas de informação e entretenimento, dinâmica e segurança e incorporação de soluções em matéria de sustentabilidade.

São também pessoas que procuram uma marca que se pauta pela atenção ao cliente. A Kia, sublinha o director de Marketing, «tem vindo a aumentar consideravelmente a sua notoriedade no mercado nacional». Passo a passo, tem conseguido conquistar o seu espaço e é, hoje, «uma das marcas que se encontram claramente no top of mind do consumidor português».

Mas não é só no design, na tecnologia e na mobilidade sustentável que assenta este sucesso. Também a digitalização surge em evidência, uma vez que a relação dos consumidores com a tecnologia e a mobilidade é, actualmente, vincadamente diferente daquilo que acontecia com os seus pais. «E isso é sobretudo visível nas novas gerações, nos jovens que já nasceram depois do advento da internet, que têm expectativas e prioridades muito distintas», lembra Miguel Santos.

Para dar resposta a estas mudanças, foi lançado, entre outros, o Kia Vibe, projecto criado em Portugal que permite dar todos os passos na compra de um carro sem sair de casa. «Representando um investimento da Kia Portugal e da sua rede de concessionários no universo online, foi o primeiro da marca a nível global e o primeiro em Portugal no sector automóvel», garante o responsável. Esta ferramenta promete uma “viagem interactiva”, que começa com a configuração do modelo e termina com a entrega em casa. Pelo meio, o cliente pode solicitar um test-drive e submeter um pedido de financiamento. «O objectivo é claro: facilitar a vida das pessoas, criar novos pontos de contacto e responder às exigências de uma nova geração.»

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Mercado Automóvel”, publicado na edição de Junho (n.º 311) da Marketeer.

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