Um em cada sete profissionais de Marketing não tem as capacidades digitais necessárias

Um novo estudo do Chartered Institute of Marketing (CIM) revela que os profissionais de Marketing não estão a conseguir acompanhar as inovações e desenvolvimentos da área em que trabalham, nomeadamente no que à utilização de ferramentas digitais e tecnológicas diz respeito.

Com base nas respostas de mais de sete mil marketeers, as conclusões demonstram que sete em cada dez profissionais (67%) está bastante abaixo das capacidades em relação a análise de dados, por exemplo. Embora este decréscimo seja facilmente explicado pelas novas opções inerentes à função e pelas mudanças nas regras de utilização de cookies, não deixa de ser um indicador preocupante face às competências destes profissionais, atesta o estudo.

Esta análise, levada a cabo entre 2018 e 2021, colocou desafios aos inquiridos, inseridos em 12 áreas de Marketing, com especial foco no marketing digital, calculando a percentagem de sucesso em cada uma. De acordo com os resultados, o marketing de conteúdo registou o segundo maior declínio – menos 4%, totalizando (24%) –, seguido das redes sociais (passou de 34% para 32%).

Já o mobile marketing e o SEO registaram uma queda residual de apenas 1% cada, enquanto as outras áreas continuaram estagnadas, incluindo comércio online (37%), estratégia digital (34%) e publicidade online (31%). A única vertente que registou um crescimento nas capacidades dos profissionais foi o “marketing geral”, que passou de 47% para 54% em 18 meses.

Os resultados demonstram também que há uma estagnação das aptidões dos marketeers em funções de liderança executiva. «A mais recente avaliação das capacidades de marketing digital devia servir de alavanca para as empresas de forma transversal aos vários sectores», sublinha Gemma Butler, directora de Marketing da CIM, citada pelo site Marketing Week. «Com as contínuas inovações nas tecnologias ligadas ao Marketing e às redes sociais, o leque de aptidões que é expectável os profissionais da área terem deve expandir-se de forma semelhante.»

Assim, a directora de Marketing da CIM deixa uma recomendação: as competências relativas ao Marketing em geral devem ser melhoradas, tal como aquelas que concernem a vertente digital, de forma a que as equipas encontrem um equilíbrio para melhor ajudarem os clientes.

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