“Um cigarro a menos é um dia a mais”. Campanha assinala o Dia Mundial Sem Tabaco
No âmbito do Dia Mundial Sem Tabaco, que se assinala hoje, o Grupo de Estudos do Cancro do Pulmão (GECP) lança a campanha “um cigarro a menos é um dia a mais”, que tem como objectivo relembrar o impacto que a decisão de deixar de fumar tem na direcção de uma vida mais saudável.
O tabaco é a maior causa de morte evitável no mundo e, só em Portugal, é responsável por mais de 13 mil mortes por ano. Assim, neste Dia Mundial Sem Tabaco, o GECP procura consciencializar a população, não só para os riscos do tabagismo, como também para os ganhos para a saúde que vêm com a cessação tabágica
De acordo com a associação, após 20 minutos sem fumar, a pressão arterial e a frequência cardíaca voltam ao normal; ao fim de 8 horas, os níveis de monóxido de carbono no sangue caem para metade e os níveis de oxigénio aumentam; e após 48 horas, o paladar e o olfacto começam a melhorar.
Também a longo prazo, se notam os ganhos para a saúde. O GECP denta que ao fim de 10 anos sem fumar, o risco de desenvolver cancro do pulmão cai para 50%, enquanto após 20 anos o risco de cancro do pulmão iguala ao de quem nunca fumou. Além disso, a qualidade de vida melhora, as pessoas sentem-se com mais energia e disposição para as actividades diárias.
«Deixar de fumar pode ser um desafio, mas é uma escolha que vale a pena pelo bem-estar pessoal e pela saúde daqueles que estão ao nosso redor. Os profissionais de saúde estão cientes da dificuldade que é deixar este hábito e estão disponíveis para aconselhar os doentes, seja através da prescrição de medicação para reduzir a vontade de fumar e os sintomas da abstinência, através de orientações sobre como mudar comportamentos e o estilo de vida de modo a evitar recaídas», diz, em comunicado, Daniel Coutinho, membro do GECP.