Um carro que muda de cor? Já não é só nos filmes
A BMW apresentou um novo carro, o iX Flow, que muda de cor. Incorporado com o sistema “E Ink”, este veículo tem a capacidade de alterar o seu aspecto exterior, caso o condutor assim o deseje.
A nova tecnologia traduz-se num revestimento que, quando estimulado por sinais eléctricos, faz sobressair diferentes pigmentos, nomeadamente branco, cinzento ou preto. Segundo a marca, esta opção permite aos clientes expressarem-se melhor: é que o carro também pode apresentar mensagens ou piscar caso o condutor não o encontre num parque de estacionamento, por exemplo.
Embora o carro que serve de base ao novo modelo já esteja disponível, a tecnologia que permite alterar a sua cor não. O objectivo da BMW será despertar a curiosidade dos consumidores relativamente a potenciais inovações.
A BMW anunciou também que o iX Flow tem um ecrã de cinema, sendo que esta opção está mais perto de se tornar real. Com 49 polegadas, trata-se de uma smart TV com resolução até 8K, que desce do tejadilho, junto ao vidro traseiro. Citado pela CNBC, Frank Weber, membro da Direcção da BMW, refere que no “modo cinema”, a parte de trás do carro transforma-se num cinema privado e cria uma «experiência sem precedentes, que dá azo a novos padrões de entretenimento dentro de veículos».