UE obriga TikTok a acabar com programa que podia viciar utilizadores
Na sequência de um processo de infracção interposto pela Comissão Europeia, o TikTok encerra o programa “TikTok Lite Rewards”. A rede social retira o programa que premiava os utilizadores que mais tempo permanecessem a utilizar a plataforma.
Em comunicado, o executivo comunitário anunciou que o TikTok, que é actualmente a maior rede social digital, vai cessar as operações do programa.
A Comissão Europeia avançou com o processo a 22 de Abril por considerar que o TikTok infringia as regras da legislação para as plataformas digitais. O programa acabou por ser suspenso pela própria rede social três dias depois da abertura do processo.
Hoje o TikTok comprometeu-se a encerrar este programa e a não criar outros que premeiem utilizadores pelo tempo de utilização, interacções, que “acarretariam a possibilidade de viciar” o cidadão, adiantou a Comissão Europeia.
O executivo de Ursula von der Leyen vai “continuar a monitorizar” as actividades da rede social para averiguar se está a cumprir com os “compromissos obrigatórios” ao abrigo da legislação.
De acordo com uma nota enviada à agência Lusa, posteriormente ao anúncio da Comissão Europeia, a rede social disse estar “satisfeita” com a “resolução amigável” do diferendo com o executivo comunitário e recordou que já tinha “suspendido voluntariamente” o programa em causa e que estava a ser lançado em França e Espanha.