Uber quer ser uma plataforma sem emissões poluentes
A Uber anunciou que, até 2040, pretende tornar-se numa plataforma de mobilidade com zero emissões, com 100% das viagens a serem realizadas através de Veículos Zero Emissões (VZE), transportes públicos e da micromobilidade.
Nos próximos cinco anos, a companhia pretende que 50% do total de quilómetros em sete capitais europeias (Lisboa, Amsterdão, Berlim, Bruxelas, Londres, Madrid e Paris) sejam percorridos em VZE.
Para cumprir este objectivo, desde Julho que a Uber, em Portugal apenas aceita veículos adicionais eléctricos na sua plataforma. Em Portugal, país pioneiro onde a Uber lançou o primeiro produto 100% eléctrico, em 2016, já foram realizadas mais de sete milhões de viagens em veículos 100% eléctricos.
A empresa irá continuar a expansão do Uber Green em toda a Europa – ao crescer das actuais 37 cidades para 60 cidades até ao final de 2021. Esta estratégia significa que, até 2021, os utilizadores poderão seleccionar um veículo de zero emissões em cidades que representam 80% do negócio europeu da Uber.
«Em Portugal, a Uber tem liderado no percurso para uma mobilidade sustentável com iniciativas como o lançamento do Uber Green pela primeira vez no mundo, ou a limitação de veículos adicionais a combustão fóssil. Como aplicação de mobilidade de referência a nível europeu, a Uber tem um papel importante a desempenhar na recuperação económica sustentável e por isso hoje assumimos uma série de compromissos para ajudar a promover a electrificação da nossa plataforma em toda a Europa. Estes compromissos fazem parte da nossa rota para nos tornarmos uma aplicação de mobilidade de zero emissões até 2040 e para que continuemos a contribuir para cidades cada vez mais sustentáveis», afirma Manuel Pina, director-geral da Uber em Portugal.