Twitter pede aos utilizadores para serem mais simpáticos. Quer mesmo publicar isso?
Twittar com consideração. É este o apelo do Twitter ao testar uma ferramenta de alerta que pede aos utilizadores para pensarem duas vezes antes de publicarem conteúdos dos quais se poderão arrepender mais tarde. Testado pela primeira vez em 2020, este sistema foi, entretanto, melhorado com base no feedback dos utilizadores e agora volta a estar activo para mais uma experiência.
Presente tanto em dispositivos Android como iOS, a novidade começará por aparecer apenas a utilizadores que têm a língua inglesa como opção nas definições. A ideia destes avisos não é proibir os utilizadores de publicarem, mas, sim, incentivá-los a fazer uma pausa e a reconsiderarem se os conteúdos que estão prestes a partilhar poderão ser prejudiciais ou ofensivos.
“Queres rever isto antes de twittar? Estamos a pedir às pessoas para reverem as respostas com linguagem potencialmente prejudicial ou ofensiva”, lê-se na mensagem enviada aos utilizadores. O aviso é acompanhado da resposta que suscitou preocupação por parte do algoritmo, com a indicação da razão pela qual poderá ser boa ideia revê-la.
No teste inicial, o Twitter descobriu que 34% das pessoas revê a resposta inicial ou decide não enviar qualquer resposta de todo. Além disso, depois do primeiro aviso, as pessoas passaram a escrever, em média, menos 11% de respostas ofensivas.
E o que mudou face à primeira experiência? O Twitter modificou o algoritmo de forma a ter em atenção a relação entre os utilizadores envolvidos na troca de comentários e cenários em que linguagem considerada ofensiva na generalidade possa estar a ser usada por minorias sub-representadas. O Twitter também melhorou o modo como os utilizadores podem indicar se acham o aviso relevante ou não.