Twitter já começou a cobrar por novo serviço que permite anular tweets
O novo serviço por subscrição do Twitter já começou a ser disponibilizado. Canadá e Austrália são os primeiros países a receber o Twitter Blue, através do qual é possível anular o envio de tweets (até 30 segundos depois de serem submetidos) ou aceder a funcionalidades como “Reader Mode” para gerir threads de publicações mais facilmente.
De acordo com o The Verge, o Twitter Blue ficou disponível ontem por 3,49 dólares canadianos, no Canadá, ou por 4,49 dólares australianos, na Austrália, o equivalente a menos de três euros por mês.
Quanto às funcionalidades disponíveis, destaque ainda para os “Bookmark Folders” que permitem guardar publicações em pastas temáticas, por exemplo. Há ainda outras novidades que, segundo a mesma publicação, são estritamente estéticas, como as novas opções de tons para a aplicação ou a possibilidade de alterar a cor do próprio ícone do Twitter.
Os utilizadores desta versão paga terão também direito a um sistema de apoio ao cliente especial, o que significa, na prática, que poderão resolver assuntos relacionados com a conta ou com a subscrição mais rapidamente. No entanto, fica de fora deste apoio mais célere a denúncia de conteúdos impróprios ou abusivos.
Ainda não se sabe quando é que o Twitter Blue chegará a outros mercados, mas o Twitter explica que escolheu o Canadá e a Austrália para o lançamento inicial para “ganhar um conhecimento mais profundo sobre aquilo que tornará a experiência do Twitter mais personalizada, mais expressiva e mais [emoji de fogo]”.
O novo serviço por subscrição poderá representar uma fonte de receita adicional para uma das maiores redes sociais a nível global. Até aqui, o Twitter tem assentado o modelo de negócio maioritariamente na publicidade, mas apresenta algumas dificuldades em competir com os formatos de anúncios oferecidos pelos rivais Facebook ou Snapchat, por exemplo.