TVI liderou em dez dos doze meses do ano e vence SIC com share anual de 15,1%
A TVI encerra o ano de 2024 consolidando a sua posição como o canal mais visto em Portugal, com um share anual de 15,1%, superando os 14,3% da SIC e os 10,9% da RTP1. A estação liderou em dez dos doze meses do ano, acumulando um total de 257 vitórias, face às 82 da SIC e 27 da RTP1.
Em dezembro, a TVI reforçou a sua liderança com um share de 15,3%, registando um crescimento de 9% na audiência média em comparação com o mesmo período de 2023. A vantagem sobre a SIC aumentou para 1,6 pontos percentuais. Durante esse mês, a TVI venceu 27 dos 31 dias, enquanto SIC e RTP1 somaram apenas duas vitórias cada uma.
O ano terminou em grande com a Gala Especial de Fim de Ano do Secret Story, transmitida na noite de 31 de dezembro. O programa liderou o horário entre as 21h27 e as 24h51, com uma audiência média de 1,01 milhão de espectadores e um share de 27,2%. À meia-noite, a emissão registou um pico de 1,095 milhões de espectadores, com um share de 29,8%.
Na ficção e entretenimento, a TVI reforçou a sua aposta com destaque para a novela A Fazenda, que liderou no seu horário com uma média de 755 mil espectadores por episódio, e para a série Tony, que atingiu 16,2% de share e uma audiência de 721 mil indivíduos.
No entretenimento, o programa Funtástico cativou 578 mil espectadores nas tardes de domingo. Já o Dois às 10 e Goucha mantiveram a liderança nas manhãs e tardes, respetivamente. A edição especial de Congela, emitida na véspera de Natal, reuniu mais de meio milhão de telespectadores.
A Gala dos Sonhos, organizada pela Associação Sara Carreira, também se destacou em dezembro com uma audiência média de 722 mil espectadores, liderando durante toda a emissão.
Em dezembro, a TVI emitiu “Há Festa no Hospital” e os portugueses mostraram a sua preferência. O programa foi líder de manhã, com uma audiência média de 335 mil espectadores (22,2% share). Já à tarde, nova vitória com 547 mil espectadores (19,3% share). Foram 9 horas de emissão especial com uma audiência total de quase 2 milhões de espectadores.
Pelo 18.º mês consecutivo, o grupo de canais TVI, que integra quatro marcas, mantém-se no primeiro lugar das escolhas dos telespectadores.
A CNN Portugal, no seu terceiro ano de existência, volta a afirmar-se como o canal de informação preferido dos portugueses, atingindo um share de 2,4%.