A TVI foi o canal que mais apostou em programação nacional, a qual teve um peso de 77,6% na grelha do canal da Media Capital, revela uma análise da Marktest ao país de produção dos programas emitidos pela RTP1, RTP2, SIC e TVI.
Segue-se, de perto, a RTP1, com um peso de 77,4%. Já na SIC a programação nacional representou 68,6%, sendo que o canal do grupo Impresa foi aquele que apresentou o maior peso de programas produzidos no Brasil, que representaram 4,8% da sua grelha, o dobro da média total.
No ano passado, mais de dois em cada três minutos de emissão foram relativos a programas produzidos em Portugal, que representaram 67% da oferta total.
Já os programas produzidos noutros países da União Europeia (UE) foram os segundos mais frequentes, tendo ocupado 7,5% da grelha, seguidos por programas de produção conjunta, que representaram 3,3% da oferta e pelos programas produzidos no resto do mundo, com 3,1%. No conjunto, estas quatro origens corresponderam a 80.8% do tempo de emissão destes canais no período em análise.
Estes pesos foram diferentes entre os quatro canais, tendo sido a RTP2 o canal com a grelha mais diversa, com 44,4% de programas de produção nacional 26,8% de outros países na UE.













