TV tradicional continua a ter mais alcance publicitário do que o streaming
O alcance da TV tradicional está a diminuir, mas continua a ser um importante canal com elevados níveis de confiança, de acordo com as conclusões do GWI Global Media Landscape Report, partilhadas pela Marketing Week.
Cerca de 56% do tempo passado a ver televisão é dedicado aos canais em sinal aberto enquanto 44% vai para o streaming. Em 2013, as percentagens eram de 74% e 26%, respectivamente.
No final de 2023 foi a primeira vez que se registou que um em cada dez internautas não vê qualquer tipo de televisão em directo no dia-a-dia. Contudo, eventos desportivos ou programas de sucesso ainda elevam as audiências, revela o relatório.
Ao mesmo tempo, e no que toca à publicidade, 31% dos consumidores inquiridos fica a saber de novos produtos através da TV, enquanto apenas acontece o mesmo com 17%. Neste sentido, o estudo aconselha os anunciantes a não levarem o tempo em frente à televisão demasiado literalmente.
No Sul da Ásia, por exemplo, 91% dos consumidores afirma que usa o smartphone como um segundo ecrã enquanto vê TV. Mais de metade (55%) recorre às redes sociais durante este período e há também mais pessoas a utilizar o telemóvel ou o tablet (73%) para ver televisão, do que o próprio ecrã de televisão (72%).