Turma Imbatível do Lidl está de volta para promover a actividade física

O programa educativo do Lidl Portugal “Turma Imbatível” está de regresso para mais um ano letivo, com o objectivo de promover a importância da actividade física para o bem-estar físico e mental, incentivando as crianças a adoptarem estilos de vida mais saudáveis e sustentáveis, abordando quatro eixos centrais: Alimentação Sustentável, Vida Saudável, Sustentabilidade e Consumo Responsável.

Sob o mote “Juntos mudamos o mundo”, nesta sua nova edição, o projecto desafia as crianças a imaginarem o seu “Estádio Jogos Imbatíveis” ideal, na sua escola, parque desportivo ou comunitário local, dando a oportunidade às quatro turmas vencedoras – três do 1º ciclo e uma do pré-escolar – de implementarem as suas ideias através de um apoio monetário do Lidl Portugal. As inscrições já estão abertas e decorrem até 31 de Janeiro, inclusive, podendo participar turmas do pré-escolar e do 1º ciclo, de Norte a Sul do País.

As primeiras 100 escolas inscritas recebem a visita da mascote Laranja Laura, uma das personagens da Turma Imbatível que falará às crianças sobre a importância da actividade física e de uma alimentação responsável, através do consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis, bem como o “Jogo Imbatível” – um jogo de tabuleiro gigante para ser realizado em escola, onde as várias casas desafiam à realização de uma actividade física e à demonstração de conhecimentos sobre os diferentes eixos do projecto para se avançar no jogo, procurando incutir conceitos sustentáveis às crianças.

Para se habilitarem ao prémio final, ao longo dos meses de Fevereiro, Março e Abril, as turmas terão de realizar desafios periódicos que contribuem para a sua classificação final, sendo desafiadas a criar um pequeno-almoço sustentável, um desenho criativo para convencerem as suas famílias a andarem mais a pé e o completar de uma coreografia que promova a actividade física.

Adicionalmente, cada turma terá de submeter uma ideia de como seria o seu “Estádio Jogos Imbatíveis”, com um projetco para o espaço desportivo na sua escola ou parque desportivo ou comunitário local. Serão eleitas vencedoras, as três turmas de 1º ciclo e uma turma de pré-escolar com a melhor classificação resultante dos desafios periódicos e da ideia de “Estádio Jogos Imbatíveis”, recebendo cada uma, um prémio de 2.000 euros para ajudar na concretização dos seus “Estádios”.

A Turma Imbatível disponibiliza também uma minissérie animada no YouTube do Lidl Portugal, com episódios dedicados aos temas chave do projecto e fichas de actividade que podem ser descarregadas no site da iniciativa.

O projecto conta com o apoio da Direcção-Geral da Educação (DGE), Direcção-Geral da Saúde (DGS), Associação Natureza Portugal (ANP | WWF), Associação Portuguesa de Nutrição (APN), Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).

Ler Mais
Artigos relacionados