Turismo do Porto e Norte promove plano de recuperação das empresas
A AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e o Turismo do Porto e Norte de Portugal assinaram um protocolo de colaboração que tem como objectivo divulgar e promover o PRE – Programa de Revitalização de Empresas entre os empresários da região.
Este programa, que já se encontra acessível, resulta de uma parceria entre a AHRESP e a Moneris, e visa “disponibilizar um conjunto de ferramentas que mitiguem os efeitos nefastos da crise económica nas empresas, evitando o recurso judicial de insolvência”. Este programa está disponível em todo o território nacional, continente e regiões autónomas, e abrange todas as empresas da restauração e bebidas e de alojamento turístico.
O Programa de Revitalização de Empresas é composto por três fases: diagnóstico (fase 1), em que é feita a análise à situação actual da empresa e definição das principais linhas de acção a desenvolver para recuperar o negócio; plano de recuperação (fase 2), em que, em função do diagnóstico realizado, a empresa tem a opção de avançar com a estruturação do plano de recuperação económico-financeiro, assim como das medidas e acções a concretizar; e modelo de recuperação (fase 3), em que são desenvolvidos os modelos de implementação de cada uma das medidas desenhadas na fase anterior, beneficiando a empresa de um acompanhamento dedicado e especializado.
«É função deste protocolo ajudar a diminuir o impacto da pandemia nestas empresas. É preciso que as empresas aguentem até os reforços chegarem – as vacinas, por um lado, e o reforço dos apoios do Governo, por outro», afirma em nota de imprensa Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal. O responsável considera ainda que «o que não pode acontecer é voltarmos a ter turistas e não termos empresas nem trabalhadores para os receber.»