Turismo Destino – Prémios Marketeer 2021
Pitch dos finalistas
Turismo da Madeira
A Madeira tem vindo a superar constantes desafios ano após ano e 2020, marcado por esta pandemia, não foi exceção. Foi o sexto ano consecutivo que foi eleita o Melhor Destino Insular do Mundo e o sétimo ano que foi eleita o Melhor Destino Insular da Europa, pelos World Travel Awards. É um destino inspirador, motivo pelo qual os meios digitais da marca Visit Madeira continuam a crescer e a alcançar cada vez mais seguidores. A Madeira é, de facto, um destino único: o clima, a natureza intocada, as tradições, a simpatia dos madeirenses: é uma terra que levamos sempre connosco e é um sítio para onde queremos sempre voltar.
Turismo de Cascais
Um ano para fazer da magia, saudade
O Turismo de Cascais trabalha a melhor das matérias-primas: a magia.
A nossa comunicação e marketing são o espelho desse brilho fantástico, presente todos os dias nos canais digitais e nas campanhas que promovem um destino que combina o melhor de vários mundos.
Num ano marcado pelo distanciamento social, quisemos fazer da magia, saudade. Aproximámos os locais (pessoas e negócios) dos visitantes numa série de vídeos que retratam a Cascais humana, que partilha os seus segredos. Mergulhámos nas emoções e nas memórias dos sítios únicos da região através da nossa lente e da lente de quem já nos visitou. Ajustámos toda a informação de roteiros e canais digitais para estar à altura de uma conversa de hoje e de sempre: A conversa de uma vila (e de um destino) que está preparada para receber sempre que chega o momento.
Turismo de Lisboa
Lisboa é um destino dinâmico e inovador, que tem sempre algo mais para oferecer e que desafia à redescoberta. Fator de desenvolvimento e promoção, o Turismo tem projetado a imagem de Lisboa mundo fora, dando a conhecer uma beleza natural e edificada ímpares, a excelência da oferta turística e a hospitalidade de um povo que sabe receber e promove a interculturalidade.
Ao longo de mais de duas décadas, o Turismo em Lisboa tem apostado na qualificação da oferta cultural, na restauração, hotelaria, na criação e reabilitação de equipamentos turísticos e num novo protagonismo do rio Tejo, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida de quem aqui reside e da experiência de quem nos visita.
Neste destino onde tanto há para ver e fazer, continuamos a fazer mais e melhor por Lisboa, pelos lisboetas, pelos turistas, pelo País.
Turismo do Alentejo e Ribatejo
Responsável pela promoção da oferta turística dos 47 municípios do Alentejo e dos 11 concelhos da Lezíria Ribatejana, a Turismo do Alentejo – ERT tem apostado forte na estruturação e requalificação dos produtos, tornando assim a visita ao território mais experiencial, fruível e dirigida às motivações dos diferentes targets. Do walking, ao cycling, passando pela gastronomia e vinhos, património, cultura ou Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo, a oferta agrega e alavanca a identidade e inovação de duas das marcas turísticas que, nos últimos anos, mais têm crescido em termos de procura e ganho reconhecimentos com as suas estratégias de comunicação. As campanhas “Ribatejo Viva a Festa” e “Alentejo – Caiado de Fresco” (que já arrecadou 5 prémios em festivais internacionais) retratam a autenticidade de um território que se afirmou nas grandes rotas turísticas.
Turismo do Algarve
Praias de água cristalina que convidam a mergulhos infinitos com amigos… Serras que convidam a longas caminhadas em família… A gastronomia tradicional, rica em marisco e peixe fresco de fazer crescer água na boca… Vilas pitorescas com ruelas estreitas e monumentos ainda por descobrir… O clima ameno e agradável ao longo de todo o ano… E, claro, o sorriso das pessoas que recebem de braços abertos quem escolhe a região para uma escapadinha ou para desfrutar as suas férias em família ou com amigos…. Seja qual for o motivo, o Algarve é a região que está sempre no coração dos portugueses. Faz uma pausa e descobre tu também como te fica bem este Algarve! Inspira-te em http://bit.ly/AlgarveFicateBem e vota no melhor destino turístico de Portugal.
Turismo Centro de Portugal
Em contexto de pandemia por COVID-19, a TCP foi a primeira entidade nacional que, em março de 2020, avançou com uma campanha de comunicação dirigida ao mercado interno, a “Haverá tempo”, apelando a que os portugueses ficassem em casa; em maio a campanha “Chegou o Tempo”, no sentido de apoiar o setor, em particular, os empresários da região, a recuperar da crise; e em junho a “A vida é agora”, sensibilizando para uma nova forma de viver (e viajar) perante esta “nova normalidade” a que todos fomos obrigados. Comunicou em permanência a sua marca, em absoluta sintonia as novas tendências da procura por parte do consumidor. Foi a entidade que evidenciou a melhor estratégia de comunicação omnicanal mas, e sobretudo, a mais consistente, humana e pessoal, no que respeita à promoção turística de um destino.
Turismo do Porto e Norte
2000 anos de Porto e Norte
Somos a região portuguesa que mais cresceu em termos de procura turística em 2019 e mesmo em pandemia, terminamos 2020 em primeiro lugar em número de hóspedes. Possuímos o único Parque Nacional do País, a região vinícola demarcada mais antiga do mundo – o Douro, e a maior região demarcada portuguesa, uma das maiores da Europa – os Vinhos Verdes. Somos a região com maior concentração de locais Património da Humanidade – centro histórico do Porto e de Guimarães, Bom Jesus de Braga, Alto Douro e o Vale do Côa, e Património Imaterial reconhecido pela Unesco – os Caretos de Podence e o Barro Preto de Bisalhães. Orgulhamo-nos de ser a região com maior número de prémios Best European Destination, ter a cidade mais instagramável do Mundo, e melhor City Break europeu e de ter 2 dos 5 monumentos mais visitados do País.
Turismo dos Açores
Após anos crescimento do turismo no destino, 2020 verificou-se ser o mais desafiante, mas ainda assim gratificante.
Com a pandemia, a proposta de valor dos Açores tornou-se a opção mais natural para o primeiro destino a viajar em 2020 e a comunicação lançou o mote com a campanha multi-meios “É tempo de Açores”. O objetivo passou por trabalhar a notoriedade do destino para acelerar a retoma do fluxo turístico, no destino.
Numa altura tão contextual e com tamanha relevância para os viajantes, os Açores foram distinguidos como European Safest Destination 2020, pela entidade European Best Destinations e conquistaram o prémio de Europe’s Leading Adventure Tourism Destination 2020, pelos World Travel Awards.
Açores, o primeiro e único arquipélago certificado pelo Earth Check, como Sustentável, comunicaram também em este posicionamento – permitir que quem nos visita tem uma experiencia imersiva na natureza, uma experiência segura e sustentável.