Turismo desportivo e musical vai valer 1,3 biliões de euros em oito anos

O turismo desportivo e musical está a crescer a um ritmo considerado impressionante de acordo com uma nova pesquisa da Collinson International Ltd., empresa proprietária dos lounges de aeroporto Priority Pass e LoungeKey. Ambos os segmentos transformar-se-ão numa indústria de 1,3 biliões de euros até 2032, avança a Bloomberg.

O turismo desportivo lidera este crescimento, sendo avaliado em 514 mil milhões de euros em 2023, com expectativas de atingir 1,21 biliões de euros em oito anos. Este fenómeno abrange eventos como jogos de futebol, basquetebol, corridas de Fórmula 1 e torneios de ténis. O futebol, em particular, atraiu 69% dos inquiridos que viajou recentemente ou planeiam viajar para assistir a um jogo ao vivo.

A Fórmula 1 tem visto um aumento significativo de popularidade, especialmente entre as gerações mais jovens, impulsionado pela série documental “Drive to Survive” da Netflix. Em 2023, os fins de semana de corrida atraíram mais de 270.000 espectadores presenciais, em comparação com 195.000 em 2019. Esta popularidade crescente tem levado a um aumento nos preços dos bilhetes, com entradas para corridas no Reino Unido a atingir valores de até 697 euros para lugares privilegiados.

Para além dos bilhetes, o turismo desportivo envolve gastos significativos em hotéis, refeições, transportes e merchandising. Dados da Collinson mostram que 77% dos viajantes chega um ou dois dias antes do evento e 80% permanece entre um e três dias depois. Mais de metade dos turistas desportivos gastam mais de 450 euros por viagem em despesas que não incluem os bilhetes para os eventos.

O turismo musical também está a crescer, com eventos como o Rock in Rio, Coachella e a “The Eras Tour” de Taylor Swift a desempenharem um papel importante. Esta última tem gerado aumentos de 45% nas vendas de passagens aéreas para destinos como Milão e Munique durante os concertos, superando até mesmo os Jogos Olímpicos em termos de impacto em reservas hoteleiras.

A indústria da hospitalidade procura tirar partido desta tendência: a Marriott International, por exemplo, utilizou a “The Eras Tour” para ganhar novos membros no seu programa de fidelidade Bonvoy através de sorteios de bilhetes gratuitos. A Auberge Resorts Collection está a colaborar com a Mercedes-Benz para criar uma nova série de concertos, enquanto o Blackberry Farm Resort no Tennessee tem um alinhamento de eventos que inclui artistas como Kacey Musgraves e Noah Kahan, com bilhetes a partir de 911 euros por pessoa.

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