Turismo de Portugal e INE celebram protocolo
O Turismo de Portugal e o Instituto Nacional de Estatística (INE) celebraram um protocolo de colaboração com o objectivo de “desenvolver nova informação estatística, fundamental para a avaliação das políticas e práticas do sector, assim como para a definição de estratégias e a afectação de recursos capazes de consolidar o dinamismo e crescimento” do turismo, explica o INE.
Para cumprir esse objectivo, o primeiro projecto a desenvolver é o Inquérito ao Turismo Internacional. Com base em critérios específicos, as informações são recolhidas para a apoiar a estruturação das ofertas das entidades públicas e operadores privados.
Os dados darão acesso ao perfil de viajante, às deslocações, ao número de residentes e não residentes que atravessam as principais fronteiras nacionais, aos objectivos de viagem e ainda permitirão “obter uma estrutura de repartição de gastos turísticos internacionais pelas principais rubricas de despesa”.
“Esta parceria e a partilha de conhecimento que ela propicia permitem que o INE conheça mais profundamente as necessidades do turismo e possa desenhar inquéritos à medida, que resultam em informação útil e capaz de criar novas vantagens competitivas para este sector que tem demonstrado uma forte capacidade de gerar valor para Portugal e para os portugueses”, esclarece Joaquim Cardoso da Costa, secretário de Estado para a Modernização Administrativa.
O protocolo prevê, ainda, a criação do “Grupo de Contacto Permanente”, composto por dois elementos de cada entidade, que irão garantir o conhecimento mútuo das prioridades e a implementação de projectos específicos.