Turismo de Cascais: Uma smart city a liderar na sustentabilidade

Além de todos os atractivos naturais da região, Cascais dispõe actualmente de uma plataforma que agrega todos os operadores de transportes (a MobiCascais) e tem em curso uma política de promoção do uso de bicicletas e transportes públicos. A aposta na mobilidade verde é apenas um dos exemplos do plano que visa tornar Cascais uma referência nacional ao nível da sustentabilidade. Uma estratégia que beneficia todos, desde os moradores aos que visitam Cascais para fazer turismo.

Em entrevista à Marketeer, Bernardo Corrêa de Barros, presidente do Turismo de Cascais, aborda a estratégia para consolidar o destino na área do turismo sustentável, mas também em novos segmentos de mercado, como o dos nómadas digitais.

Para um futuro mais sustentável, a resposta de Cascais está a passar, em parte, pelos transportes públicos. Que trabalhos têm vindo a ser feitos?

O Município de Cascais tem como visão promover Cascais como uma cidade inteligente assente num conceito de smart city de referência para outros municípios, não só nos transportes, mas também noutras áreas de sustentabilidade. Este conceito pressupõe um modelo de gestão que promove a integração entre os múltiplos meios de gestão do território, entre os quais se incluem as estratégias e políticas de mobilidade.

Destacamos a MobiCascais, que se pretende que seja uma referência a nível internacional, e que trata-se de um sistema que integra a mobilidade urbana com as pessoas e com o ambiente. Assente numa plataforma agregadora de vários operadores de serviços de transporte e numa rede de infra-estruturas e equipamentos, a MobiCascais visa oferecer um conjunto diversificado e flexível de soluções de mobilidade e de serviços que vão ao encontro das necessidades de todos os que moram, trabalham ou visitam Cascais, contribuindo para a redução dos congestionamentos, das emissões de carbono e da sinistralidade rodoviária. A MobiCascais integra também Pacotes Mobilidade com bicicletas, autocarros e estacionamento.

Em que medida é que esses trabalhos estão a ter impacto no sector do Turismo?

O turismo sustentável é uma tendência crescente e os turistas dão cada vez mais importância a destinos que demonstrem compromisso com a sustentabilidade, facto provado com o estudo realizado em 2021 pelo Turismo de Cascais.

Esta diferenciação e posicionamento no mercado irão atrair turistas que procuram experiências autênticas, alinhadas com os seus valores pessoais.

De uma forma geral, iniciativas neste âmbito, designadamente a melhoria da infra-estrutura de transporte público, a promoção do uso de bicicletas e a redução da poluição do ar contribuem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local e daqueles que visitam Cascais. A experiência integrada do turista em Cascais é fundamental para o desenvolvimento do destino de forma sustentada. Sempre aliada aos players locais, pretende-se que seja um factor diferenciador para quem nos visita.

E como é que a tecnologia tem vindo a ser integrada para uma melhor gestão de infra-estruturas e de fluxos de pessoas?

Cascais pretende, cada vez mais, que a tecnologia seja uma ferramenta aliada à melhoria da experiência, não apenas dos turistas, mas de todos os que escolhem Cascais para um dia, uma semana ou a vida toda. A gestão de capacidade de locais e serviços oferecidos será melhorada através de ferramentas ainda em desenvolvimento, que permitirão gerir a capacidade de carga do destino como um todo e compreender melhor os fluxos turísticos dentro do concelho.

Qual a estratégia em curso para consolidar o posicionamento de Cascais enquanto smart city?

Como estratégia smart city, consideramos o “Living Innovation” enquanto master plan, que é o reflexo deste ADN interactivo de experimentação e co-criação e pretende alavancar todas as iniciativas do território que enquadram, desenvolvem e possibilitam o crescimento do ecossistema inovador para as políticas públicas. Priorizamos o conhecimento e a experimentação para dar resposta a desafios reais e que promovam a qualidade de vida, a par de dotar o território de uma série de soluções assentes em co-criação, sustentabilidade e interactividade.

A consolidação do ecossistema “Living Innovation” surge da adopção de uma estratégia de identificação, valorização e disseminação de pilotos e práticas inovadoras/smart city, assim como da identificação dos vários actores que compõem o ecossistema de inovação, e de qual o seu papel em cada projecto: enquanto impulsionadores de novas ideias, trazendo protótipos fechados ou ideias exploratórias; com espírito crítico e participação cívica, devolvendo feedback sobre projectos ou propondo novas actuações; na identificação de problemas/necessidades a resolver no espaço público e na operacionalização dos serviços municipais.

Este mapeamento tem permitido analisar a performance por temáticas de actuação, mas também obter uma imagem macro do concelho, através de acções de monitorização e validação dos princípios de governança e cidadania activa.

O turista de hoje é diferente daquele que recebiam em 2019 (pré-pandemia)?

O turista tornou-se mais exigente, fazendo com que Cascais correspondesse a esse aumento de qualidade. A aposta nas infra- estruturas basilares para o sector, bem como as complementares, fazem de Cascais um local capacitado para todos os que nos quiserem visitar. Devido aos novos hábitos de consumo e às novas rotas aéreas, as origens dos que nos visitam actualmente são mais diversas e internacionais.

A oferta de vouchers para o Bairro dos Museus, como contrapartida da taxa turística no concelho, faz de Cascais o único destino no mundo a oferecer uma compensação directa no pagamento desta taxa. Desta forma, valoriza-se a experiência do turista e também os 18 equipamentos culturais.

Dentro das novas motivações, destaca-se o crescente interesse por actividades de natureza. A Quinta do Pisão, espaço gerido pela empresa Cascais Ambiente, é o coração desta estratégia/produto. Nos seus 380 hectares é possível realizar caminhadas, observar espécies protegidas e até participar em workshops e actividades de sensibilização e educação. No centro de Cascais, vários parques urbanos podem ser visitados, apostando sempre na conservação ambiental e bem-estar animal.

Como é que a tendência dos nómadas digitais está a condicionar a comunicação e a oferta do destino?

Os nómadas digitais vêm dar um boost à actividade turística, dinamizando e diversificando o sector. Na verdade, são visitantes de longa/média duração, procuram ofertas de médio e longo prazo, com as diferenças que daí advêm.

O turista dito “normal” tem uma limitação temporal, com viagens que tipicamente variam entre alguns dias e duas semanas, pelo que explora avidamente o lugar/destino. Um nómada digital, por sua vez, fica em média três a seis meses. Há que tirar o “factor” tempo da equação. O nómada vive o território, procurando estar o mais integrado e adaptado possível, mas, tal como o turista de curta duração, quer conhecer o lugar, viver experiências e momentos autênticos e inesquecíveis. Neste sentido, é também consumidor de produtos e serviços turísticos.

Deste modo, a estratégia passa por comunicar os atributos de Cascais e seus factores diferenciadores, que são transmitidos ao turista de curta duração, dando enfoque aos factores relacionados com a estadia de média duração, como, por exemplo, o estilo de vida cascalense, muito especial e irresistível, e o convite perfeito para o trabalho remoto.

O filme “Remote Workers|Cascais” tem vindo a ganhar uma série de prémios nacionais e internacionais. Como se explica este sucesso?

Cascais é, por si só, uma inesquecível sinopse para qualquer filme. Com o filme e com a campanha “It works for you” reunimos os nossos dois protagonistas num mesmo guião: um destino premiado e uma comunicação corporativa reconhecida mundialmente. O filme convida todos os nómadas digitais que procuram um destino fora de portas a desfrutarem de condições “mágicas” para trabalhar e de um estilo de vida que equilibra o campo profissional com um sentimento de férias constante (workation = work + vacation). Faz o paralelismo entre o conceito de remote work em Londres e Cascais – lugares com climas bastante diferentes, que transformam a estadia em Cascais numa autêntica workation.

Para Cascais, ter o reconhecimento internacional da comunicação do nosso destino é um indicador fundamental do sucesso da nossa estratégia de comunicação.

Também o filme “Visit Cascais” está a ser bem acolhido pelos festivais da área. A aposta nestes filmes é estratégica para a comunicação da Visit Cascais?

O filme “Visit Cascais” surgiu para dar resposta a alguns desafios identificados na comunicação do Turismo de Cascais. Num mundo cada vez mais tecnológico e digital, recheado de vídeos e fotografias amadoras e profissionais na internet/redes sociais, queríamos dar uma nova visão de alguns dos locais mais visitados e partilhados, deslumbrar os que não conhecem Cascais e surpreender os que conhecem.

Este filme é sobre a arte de misturar os sentidos, teletransportando a nossa audiência para o concelho de Cascais. Deixando- a lá. Não apenas visualmente, mas sensorialmente, através de imagens incríveis, fortes e numa atmosfera rica em beleza natural, apresentamos também a vida quotidiana da comunidade de Cascais. Um filme que absorve todas as sensações.

NOVIDADES DO TURISMO DE CASCAIS PARA 2023

Conheça alguns dos projectos e serviços que o Turismo de Cascais irá promover/lançar este ano.

Awe&Some Cascais

Este ano, o Turismo de Cascais vai lançar um novo produto que permitirá encontrar e reservar facilmente lugares e serviços para eventos de grandes dimensões em Cascais. A plataforma 100% digital reunirá toda a informação relevante sobre locais e serviços, tornando simples a escolha das opções que melhor satisfaçam as suas necessidades. O público- -alvo deste produto serão os nómadas digitais, empresas e associados do Turismo de Cascais, bem como outros prestadores de serviços.

Golf Passport by Cascais

Um projecto pioneiro que vem revolucionar a marcação de voltas de golfe, disponibilizando, numa única plataforma online, tee times dos sete campos de golfe da região em tempo real, permitindo reservar, instantaneamente e em poucos cliques, pacotes de golfe (três, quatro e cinco voltas), ao melhor preço disponível.

Cascais Virtual & Marketplace

Uma plataforma inovadora que proporciona uma abordagem completamente diferenciadora à oferta turística e ao destino. O Cascais Virtual pretende proporcionar uma experiência imersiva em visitas interactivas e sensoriais, através de uma plataforma virtual inspirada num espaço de acolhimento turístico, com ambientes realistas, que permitirá ao utilizador visitar qualquer tipo de espaço em Cascais e interagir com todos os produtos oferecidos. Também o MarketPlace será um grande canal de venda de produtos e serviços em Cascais.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

Artigos relacionados