Tubi: a nova plataforma de streaming que promete fazer tremer a Netflix (e não só)

93 anos de vida não parecem ser suficientes para o poderoso Rupert Murdoch “pendurar as chuteiras”. Depois de mexer e baralhar o mundo do streaming gratuito, suportado por anúncios, nos Estados Unidos da América, o empresário, através da Fox Corporation, entra agora na Europa, no mercado britânico, altamente competitivo.

A nova plataforma chama-se Tubi e irá competir com a Netflix, Disney+, ITVX,  Channel 4 e BBC iPlayer. Nos EUA, a plataforma tem vindo a ganhar rapidamente quota de mercado, onde, segundo a Fox, tem quase 80 milhões de utilizadores mensais activos. Para o Reino Unido, a Tubi será lançada com mais de 20.000 filmes e séries disponíveis, incluindo conteúdo da Disney, Lionsgate, NBCUniversal e Sony Pictures Entertainment.

A plataforma incluirá também uma selecção de conteúdos britânicos, indianos e nigerianos. “A Tubi passou a última década a aprimorar a abordagem para o streaming vasto, gratuito e divertido na América do Norte, e sentimos que agora é o momento perfeito para trazer essa receita para o público do Reino Unido”, disse o presidente-executivo da Tubi, Anjali Sud.

A Fox Corporation comprou a Tubi, em 2020, por 400 milhões de euros. Nos últimos anos, empresas de streaming como a Netflix, a Prime Video e a Disney+ lançaram serviços suportados por anúncios e aumentaram os preços das assinaturas para tentar aumentar as receitas. Estas medidas surgiram numa altura em que as empresas são pressionadas a gastar mais dinheiro para aumentar as suas bibliotecas de conteúdos, tentando atrair mais clientes num mercado cada vez mais competitivo.

Abi Watson, analista sénior de media da Enders, disse à BBC que, embora a Tubi tenha “tido muito êxito nos EUA”, o Reino Unido é um “ambiente mediático muito diferente”. “Já está bem servido no espaço do vídeo em linha gratuito, uma vez que os serviços públicos de radiodifusão investiram fortemente”, acrescentou. Segundo ela, um serviço com “pouco ou nenhum conteúdo exclusivo”, como o Tubi, poderia ter dificuldade em ganhar tracção – embora os esforços de operadores estrangeiros para entrar no mercado britânico tenham sido “até agora pouco animadores”.

Em Março, a rede TalkTV anunciou que deixaria de transmitir como um canal de televisão terrestre passando a ser um serviço estritamente online. A rede foi lançada em 2022, mas teve dificuldades em atrair telespectadores na sua plataforma linear. Murdoch esperava que a rede abalasse o sistema de radiodifusão, oferecendo uma alternativa orientada para a opinião aos meios de comunicação estabelecidos. O magnata dos media desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento da indústria de radiodifusão do Reino Unido ao lançar a Sky, em 1984.

Alguns comentadores viram a TalkTV como uma tentativa de Murdoch de recriar o sucesso com a Sky. A 21st Century Fox. do mesmo proprietário, vendeu a sua participação de 39% na Sky à Comcast, proprietária da NBCUniversal, em 2018, depois de perder uma batalha de licitação para a rede.

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