Trotinetes eléctricas partilhadas chegam a Lisboa
A Lime quer pôr os lisboetas a andar de trotinete eléctrica. A partir de hoje, é possível passar por um dos 90 hotspots da marca na capital, pegar numa scooter e partir à descoberta – a Lime não indica o número exacto de trotinetes disponíveis, indicando apenas que são centenas e que a frota poderá aumentar ao longo das próximas semanas consoante a adesão do público.
Os veículos são desbloqueados através aplicação móvel Lime, digitalizando o QR Code em cada Lime-S, nome dado às trotinetes. Cada viagem tem um custo base de um euro (preço do desbloqueio), somando-se 15 cêntimos por minuto de utilização.
A Lime-S é produzida em colaboração com a Segway, tem dois pneu de borracha de 8 polegadas, travão dianteiro e traseiro, luzes dianteiras e traseiras, bem como alavancas para o travão e acelerador. A velocidade máxima é de 24km/h e a autonomia da bateria totalmente carregada é de cerca de 50 quilómetros.
As trotinetes podem ser utilizadas por pessoas com pelo menos 18 anos, entre as 9h e as 21h. Após esta hora, a equipa da Lime recolhe os equipamentos para recarga e manutenção durante a noite.
«Lisboa tem uma visão de futuro em relação à mobilidade urbana sustentável e uma forte vontade de dar às pessoas melhores opções para evitar o tráfego, o que corresponde totalmente aos nossos valores», comenta Marco Pau, director-geral da Lime Portugal, justificando a aposta na cidade. «Nós oferecemos uma experiência urbana amiga do ambiente, divertida e prática», conclui.