Trocaria os seus dados pessoais por descontos em compras?
Quatro em cada cinco consumidores europeus estão dispostos a partilhar as suas informações pessoais com retalhistas a troco de grandes descontos online.
Os dados, que resultam de um estudo da Kaspersky, apuram também que apenas 33% dos consumidores não está disposto a fazer compras através de um website que pareça ilegítimo. E menos de um quinto (17%) afirma que só fará compras em grandes marcas para evitar comprometer a sua segurança.
Por último, 29% acredita conhecer os potenciais riscos de segurança que podem advir de marcas desconhecidas que oferecem grandes descontos. E só 25% está consciente de que as fraudes ocorrem com maior frequência durante períodos festivos e de promoções.
«As compras online são uma forma tentadora e fácil de gastarmos o nosso dinheiro. E-mails com ofertas estão sempre a surgir na nossa caixa de entrada e com apenas alguns cliques, os artigos podem ser encaminhados para as nossas casas. Mas, na maior parte das vezes, este pode ser um negócio arriscado. À medida que as marcas vão lançando as suas promoções sazonais, os cibercriminosos estão atentos a qualquer deslize para tirar partido dos consumidores. Tendo em conta o período de crise que atravessamos, quaisquer descontos serão muito tentadores», afirma David Emm, investigador principal de Segurança da Kaspersky.