Triologia Bohemia aposta em harmonizações

Bohemia Original, Bohemia Puro Malte e Bohemia Trigo são as três variedades que já se podem encontrar nos pontos de venda e que a marca da Sociedade Central de Cervejas pretende posicionar no contexto gastronómico.

«Tínhamos a Bohemia Original, mas lançamos a triologia de forma a complementar a que já existia com mais duas de forma a harmonizar com diferentes pratos», explana Manuel Galvão, mestre cervejeiro de Vialonga, durante a apresentação das novas variedades, esta manhã. E explica: «Bohemia Trigo é a mais distinta das três, produzida com 50% de malte de trigo [a primeira vez que a SCC lança cerveja de trigo] e com aroma a especiarias. Combina muito bem com pratos de peixe e de marisco e é apreciada por pessoas que não estão habituadas a consumir cerveja.» Já a Bohemia Puro Malte tem, nas palavras do mesmo profissional, um carácter mais frutado, floral e cítrico ligando bem com aves e caça já que tem uma maior amargura. A Original combina bem com pratos de carne vermelhas e já é conhecida dos portugueses apesar de agora apresentar uma nova garrafa e um novo design do rótulo que tem, na parte posterior, informação de consumo como as sugestões de pratos, tipo de copo para servir a bebida e teor alcoólico.

Manuel Galvão salienta que as três variedades agora apresentadas envolveram uma grande equipa de maneira a que os produtos finais conseguissem cobrir uma grande variedade de pratos.

«Queremos amigos à volta da mesa a experimentar as cervejas uns dos outros, de forma informal e a confraternizar em momentos espontâneos», disse Filipe Bonina, responsável de Marketing da Cerveja Sagres. A campanha que vai dar a conhecer as novas variedades assenta precisamente no lema “Junta-te à mesa” procurando salientar que se trata de um produto 100% natural com um processo artesanal à escala. Ou não estivesse o País a assistir a um grande movimento das cervejas artesanais.

campanha BohemiaPara o desenvolvimento da campanha publicitária foi escolhida – em concurso – a J. Walter Thompson. A preços de tabela esta campanha representa um investimento de 6 milhões de euros. O objectivo é atingir 1% de quota de mercado de cervejas em volume nos primeiros 12 meses (sendo a quota actual 0,6%). Nos dois primeiros anos a SCC espera vendas de 14 milhões de litros por ano, estando as vendas actuais nos 4,5 milhões de litros/ano. Para isso as três variedades estarão à venda em pack 6 de 33cl para o consumo no lar e também em barris na restauração.

A comunicação vai focar-se em histórias reais. “São pessoas a sério, com histórias reais que não foram criadas por nós, não havendo guião”, assegura. O foodie Rodrigo Meneses é o primeiro protagonista desta campanha que pretende contar histórias relacionadas com a paixão pela comida. A campanha multimeios irá hoje para o ar em televisão e através de webisodes e marcará também presença em exterior e imprensa.

No âmbito deste lançamento, a marca irá ainda promover uma experiência de harmonização de diferentes propostas gastronómicos com as três receitas da marca criando, para isso, a Bohemiaria: uma estrutura móvel que irá oferecer aos portugueses degustações em vários pontos do país.

Texto de Maria João Lima

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