Três quartos dos profissionais não têm as competências digitais necessárias

O estudo Global Skills Index, da Salesforce, empresa tecnológica focada em Costumer Relationship Management, conclui que 76% dos profissionais a nível mundial não tem as competências digitais necessárias para o futuro e apenas 28% refere estar a trabalhar activamente no desenvolvimento destas aptidões.

O relatório evidencia uma lacuna crescente entre as competências de tecnologia de uso diário e as de uso profissional, especialmente entre os profissionais mais jovens: mais de dois terços dos inquiridos da Geração Z (64%) dizem ter competências “Avançadas” na área de redes sociais, mas menos de um terço (31%) acredita que tem competências ao mesmo nível naquelas relacionada com o trabalho.

A par destes dados, a análise revela ainda que os inquiridos mais novos demonstram mais ambição no sentido de adquirir novas competências – 83% do universo da Geração Z está a aprender “Activamente” uma nova competência que será necessária ao longo dos próximos cinco anos, comparativamente com 12% dos Baby Boomers. Este dado é “uma enorme oportunidade” para as empresas “atraírem talento jovem”, aponta a Salesforce.

Relativamente à área geográfica, as conclusões demonstram que a larga maioria dos inquiridos da América do Norte (83%), Europa (82%) e Ásia-Pacífico (70%) tem competências de redes sociais avançadas, enquanto apenas um terço em cada (31%, 24% e 34%, respectivamente) diz sentir-se preparado pelas suas empresas para as competências digitais que são necessárias. Ainda assim, mais de metade dos inquiridos deste novo relatório (51%) pretende aprender uma nova competência, de forma a crescer profissionalmente. Este é um dado que, se aproveitado pelas empresas, poderá ajudar a diminuir a lacuna nas competências digitais, alerta o estudo.

«Existe uma lacuna entre a inovação de ponta e as competências necessárias para que se utilizem essas inovações. Esta realidade não é uma novidade. Aquilo que hoje é diferente é o âmbito desta inovação, a forma como ela é difundida em todos os aspectos da vida. Nos dias de hoje é difícil fazer seja o que for sem termos algum tipo de interacção digital», explica, em comunicado, Peter Schwartz, senior vice-president for Strategic Planning e Chief Futures Officer da Salesforce.

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