Treino ou yoga a dois? Instrutores do Holmes Place explicam tudo passo a passo
Para quem considera que o exercício físico também pode ser romântico, o Dia dos Namorados é o cenário ideal para colocar a teoria à prova. Tendo em conta que treinar pode ser um momento de desafio e de superação, o Holmes Place sugere que esta actividade seja partilhada com a cara-metade. Por isso, propõe um plano de fitness a dois ou, em alternativa, uma sessão de yoga que também está pensada para ser vivida por um casal.
Treino desenvolvido por Isabel Carepa, personal trainer do Holmes Place Amoreiras
Clean & Press KB
Swing KB
Elevações & Remada com discos
Agachamento sumo TRX & Agachamento TRX
Lunges estáticos com discos
Push Ups & Handstand Push Ups
Abdominais Inferiores TRX & Abdominais com Rolo
Prancha Abdominal & Burpees com salto lateral
Plano de yoga a dois de Sofia Zambujo
Começamos com os Pranayamas (respiratórios). Sentem-se, pernas confortáveis, bacia nivelada, coluna ereta. Costas com costas. Façam inalações e exalações profundas, nasais e sintam o outro a respirar. Se prestarem atenção, conseguem coordenar as respirações, massajando o vosso corpo com o corpo do parceiro.
Ainda sentados, experimentem subir os braços, esticados, entrelaçando as mãos e à vez, puxando as mãos um do outro para cima, traccionando assim a coluna do parceiro. Mas não se esqueçam de contrair o abdominal.
A seguir, façam uma torção à vossa coluna. Sentados, como indica a figura, usem as costas um do outro para ficarem direitos e uma das mãos fica no vosso joelho, a outra vai à canela do parceiro. Na expiração, deixem torcer. Façam uma pequena pausa de pulmões vazios e ao inspirar desmancham! Compensem para o outro lado.
Segue-se uma postura em pé. De costas um para o outro, pernas afastadas aproximadamente 3 palmos, deixam o tronco dobrar para a frente. Seguram as mãos um do outro e tentam aproximar-se, mas deixando a coluna direita. Vão traccionando à vez a coluna um do outro durante algumas respirações. Se conseguirem, até podem dar um beijinho!
Segue-se uma abertura de peito de pé. Calcanhares unidos, mãos dadas, tentam afastar-se um do outro, arqueando a coluna. A permanência será entre 3 a 5 respirações.
Vamos ao equilíbrio em pé. A postura da Árvore (Vrkshasana). Ancas e tronco colados. Levantam a perna oposta um ao outro. Pé na parte interior da perna (evitem o joelho). O braço que está mais junto ergue-se de mãos dadas. O outro vem em frente ao peito, palma da mão a pressionar a palma da mão do companheiro. Não se esqueçam de compensar a outra perna!
Voltamos a sentar. Vamos trabalhar o nosso core. Pés juntos, mãos dadas, tentando manter o equilíbrio, de abdominal activo!
O desafio!
Um coloca-se na postura do cão de cabeça para baixo (Adho Mukha Svanasana), peso bem distribuído entre as mãos e os pés, abdominal activo e coluna alongada. Omoplatas afastadas e ombros longe das orelhas. O outro deixa as mãos no chão, alinhadas por debaixo dos ombros, ativos, abdominal apertado e coloca os pés na lombar do companheiro. Experimentem e troquem de posição!
Por fim vamos mimar o nosso corpo.
Sentados na postura da criança, deixamos o outro deitar-se sobre nós. Procurem a melhor parte do corpo do outro para se sentarem e coordenem as respirações. As pernas de quem está por cima podem ficar dobradas ou esticadas. É muito bom quando deixamos descontrair o corpo. Para os dois! Não deixem de trocar de posição.