Treino funcional VS musculação tradicional: qual o melhor para emagrecer no verão?

Notícias
Marketeer
01/07/2025
17:33
Notícias
Marketeer
01/07/2025
17:33


Partilhar

por Paulo Ah Quin, Regional Master Trainer, Holmes Place

Um dos objetivos mais comuns no mundo do fitness é o controlo do peso corporal, especialmente o emagrecimento. Por essa razão, existem muitos mitos e aproveitamentos comerciais em torno dos treinos que prometem “mundos e fundos” para a perda de peso.

Primeiramente devemos esclarecer que o emagrecimento é um processo derivado de muitos fatores, como a alimentação, o treino e o descanso.

Quando se faz uma restrição calórica o corpo tende a perder peso, mas se não houver estímulo muscular, é a massa muscular que mais vai sofrer depleção. O treino (principalmente a musculação), vai preservar ou, na melhor das hipóteses, aumentar a massa muscular.

A eficiência do treino no processo de emagrecimento depende da intensidade do mesmo, (dose-resposta) sendo mais eficaz quanto mais intenso for.

Posto isto, podemos falar destes  tipos (nomenclaturas) de treino:

Treino com resistências (tradicional): é caracterizado pelo uso de pesos (resistências) que podem ser halteres, barras e máquinas ou outros equipamentos, para impor estímulos mecânicos nos músculos envolvidos nos exercícios.

Treino funcional: nomenclatura desenvolvida na década de 90, relacionando-se com o treino específico para uma dada modalidade, tendo alto “transfere” (semelhanças) com o gesto desportivo. Atualmente, no fitness é comum aplicarmos este termo ao treino com pouco ou nenhum material, envolvendo movimentos complexos, semelhantes a tarefas do dia-a-dia.

A selecção do tipo de treino vai depender das condições que temos, no verão, principalmente no periodo de férias, podemos ter uma restrição de equipamentos disponíveis, por essa razão a escolha vai cair para o “Treino Funcional” onde usamos mais peso corporal ou pequenos equipamentos portáteis, para desenvolver exercícios.

Para o emagrecimento, independentemente do tipo de treino que escolhe, é importante apostar na intensidade de treino, respeitando as capacidades individuais.

Em caso de dúvida, consulte um profissional especialista, que possa ajustar o seu programa de treino às condições que tem.




Notícias Relacionadas

Ver Mais