Tratamentos médicos para bem rejuvenescer
Por Zeferino Biscaia Fraga (cirurgião plástico)
Na actualidade, os tratamentos médicos eficazes, não invasivos para um resultado objectivo de atrasar o envelhecimento, ou melhor para rejuvenescer em especial a face, pescoço, mãos e outras partes do corpo, são fundamentalmente os seguintes:
A. PRP (Plasma Rico em Plaquetas ou factores de crescimento), vitaminas, materiais biocompatíveis, estimuladores de produção de colagénio e ácido hialurónico
O maior incremento recente na área da estética e na nossa sociedade, seguramente com a pretensão de resultados rápidos, realizados de forma segura e prática, são a aplicação de ácido hialurónico (líquido ou gel), “botox” ou vitaminas, com a aplicação de creme anestésico na pele e outros meios de anestesia tópica, após a desinfeção das zonas a serem tratadas. É possível a sua aplicação sem dor ou desconforto.
Para estes objectivos, sabemos que o PRP actua na derme, estimulando a produção de colagénio e de novos vasos sanguíneos, constituindo um excelente revitalizador das células, o que nos leva a aplicar de forma isolada por infiltração e escoriação da pele (“skinroller” ou dermabrasão) ou associando a tecidos do próprio paciente, como o tecido celulo adiposo. É digno de referência que a melhoria observada também é devida à hidratação da pele e luminosidade com aspecto jovial.
B. Fios de suspensão, lasers médicos, radiofrequência, carboxiterapia
Para casos de maior laxidão cutânea e pregas ou rugas moderadas indicamos o uso de fios suspensores no terço inferior da face, no pescoço e na queda das sobrancelhas. Este tratamento pode ser isolado ou complementado com carboxiterapia, radiofrequência ou lasers médicos que actuam positivamente na flacidez, nas lesões de envelhecimento, como por exemplo manchas pigmentares (disqueratoses), vasos dilatados, rosácea e outras situações de pele alterada.
C. Aplicação de tecidos autólogos celulo-vesiculo-adiposos
Para rejuvenescimento global da face e com resultado com maior duração deste tratamento, com resultados duradouros durante meses e anos é, sem dúvida, a utilização do tecido da própria paciente – tecido adiposo; este é aspirado sob anestesia local, preparado de seguida e aplicado de forma imediata recuperando-se o relevo perdido, corrigindo rugas, modelando formas mais harmoniosas e com a incorporação de células estaminais vai revitalizar os tecidos onde é aplicado.
D. “Peeling” químico e mecânico
O peeling químico actualmente é feito de uma forma suave na pele, depois de limpa, e utiliza-se muito o ácido ascórbico (vitamina C) e o ácido glicólico; o peeling químico confere uma pele brilhante, luminosa, em que se revela uma melhoria significativa das pequenas ridulas (pequenas rugas da pele).
Ao contrário do peeling mecânico este tem especial indicação para as pregas profundas peri bucais como alguns pacientes referem “código de barras” muitas vezes profundas e onde o resultado, por vezes, é de facto muito bom, pois obtém-se uma pele lisa, fina, em que as rugas desaparecem.
O peeling mecânico é um acto médico-cirurgico realizado sob anestesia local em regime ambulatório e, de facto, em que se vai obter uma pele radicalmente rejuvenescida, resultado este que é obtido ao fim de 21 dias. Na primeira semana, o/a paciente fica com uma gaze na zona da intervenção, pois a camada superficial da derme é retirada tangencialmente de forma mecânica (como o próprio nome indica) e por vezes mais profunda resulta depois numa cicatrização superficial, homogénea em que as rugas praticamente desaparecem.
Aqui ficam enunciados alguns tratamentos médicos que, aplicados criteriosamente após diagnóstico clínico, têm efeitos rápidos e seguros, devendo ser executados por especialistas habilitados.
Um dos objectivos mais procurado actualmente é o rejuvenescimento da face e pescoço com moderado ou ligeiro envelhecimento a partir dos 35/40 anos, traduzido por rugas frontais (testa), pálpebras (pés de galinha) pregas nos lábios (código de barras), sulcos nasogenianos (bigode chinês), sulcos labiomentonianos (rugas de marionete).
Nestes casos, o ácido hialurónico para preencher e regenerar a pele e a toxina botulínica (botox) para atenuar as rugas da mimica e menos profundas permitem obter resultados admiráveis ao fim de 72 horas. O ácido hialurónico e os fios de suspensão conferem mais firmeza e levantamento da pele, o PRP e tecido celulo-vesiculo-adiposo do próprio paciente, revitalização e regeneram os tecidos, em especial a pele da face, pescoço, dorso das mãos, couro cabeludo, com resultados mais duradouros e perceptíveis após três semanas. Outras gamas terapêuticas como lasers e leds médicos, carboxiterapia e “peeling” químico são, de facto, medidas complementares dos tratamentos estéticos e estão indicados como manutenção a médio e longo prazo.
Os tratamentos aqui referidos são de grande procura nesta época pré-natalícia e de Ano Novo, pois redobram a esperança e autoestima para o Futuro com nova imagem.