Transacções no Web Summit aumentam 40%. Evento gera 84 mil compras

Chegou ao fim mais uma edição do Web Summit e a SIBS, parceiro oficial do evento de pagamentos cashless, revela que durante os quatro dias do evento foram realizadas 84 mil compras no recinto. Este valor representa um aumento de 42% no número total de operações face ao Web Summit de 2021. Já o valor médio por compra foi de 12,25 euros, tendo registado um aumento de 19% face ao ano anterior.

Os dados do SIBS Analytics revelam ainda que, do total de compras, 19,9% foi realizada com cartões nacionais e 80,1% com cartões estrangeiros, de 120 nacionalidades diferentes. Entre o top 5 de nacionalidades destaca-se o Reino Unido (10,5%), a Alemanha (7,8%), o Brasil (5,5%), os EUA (4,9%) e Ucrânia (4,3%). Mantêm-se assim os países mais representados em 2021, com excepção da Polónia que foi substituída este ano pelos EUA. O pico das transações deu-se no dia 2 de Novembro, quarta-feira, às 13h24.

Também as compras e levantamentos no distrito de Lisboa aumentaram 24,9% em número de operações na semana do Web Summit (período de 29 de Outubro a 6 de Novembro) face ao período homólogo do ano anterior, e 48,1% em número total de transacções realizadas por estrangeiros. Sobre o tempo de permanência na capital dos estrangeiros que visitaram o evento, 17% esteve na região de Lisboa no fim-de-semana anterior e 42% no fim-de-semana seguinte ao evento. Com base na actividade dos cartões na Rede Multibanco, os sectores de actividade onde se registaram mais operações foi em supermercados (28,9%), restauração (25,9%) e gasolineiras (4,9%).

E no que toca ao tráfego gerado durante o decorrer do evento a Altice revela que o consumo ultrapassou os 50 terabytes, sendo que 20% foi processado através de tecnologia 5G. Além disso, registaram-se mais de 1,6 milhões de sessões únicas estabelecidas na rede wi-fi e mais de 46 mil dispositivos únicos ligados via wireless.

Artigos relacionados