Tranquilidade Generali: O parceiro de todos os momentos

A música é uma forma de comunicação mágica. É uma língua franca, que quebra barreiras, tem o poder de expressar sentimentos, contar histórias, transmitir valores e unir comunidades – desempenha um papel fundamental nas sociedades. «Sendo o propósito da Tranquilidade Generali estar perto das pessoas e proteger as suas vidas, faz todo o sentido apoiar as instituições culturais e musicais e, consequentemente, os eventos de música », afirma Maria João Silva, directora de Marketing e Comunicação da Tranquilidade Generali.

A seguradora tem um longo histórico de ligação à cultura, e muito particularmente aos eventos musicais, em Portugal Continental e Ilhas. Apoiam desde os maiores festivais de música pop e rock, caso do Rock in Rio e dos festivais de Verão, bem como o Sumol Summer Fest, Super Bock Super Rock, Super Bock em Stock e o MEO Sudoeste; até música electrónica, caso do Beach Party – Nova Era; jazz, como o Jazz em Monserrate e o AngraJazz; ou a música clássica, com o apoio à Orquestra Sinfónica Juvenil, por exemplo, ou o mecenato da próxima temporada de música da Fundação Calouste Gulbenkian; passando, ainda, pelo fado, com o Santa Casa Alfama, o único festival de fado em Portugal. «Ao patrocinar festivais e encontros musicais, queremos estar ligados a momentos positivos e marcantes. Queremos estar presentes nos momentos mais importantes e felizes das nossas vidas. Como seguradora, somos responsáveis pelas pessoas, pela sua segurança e pelo seu futuro. Ao patrocinar eventos musicais queremos motivá-las. Fazê-las acreditar em si próprias e ajudá-las a realizar os seus sonhos e objectivos. Queremos ser lembrados como parceiros de todos os momentos», afirma a mesma responsável.

Quanto ao público-alvo, é muito vasto e transversal, tanto a nível etário como profissional ou social, portanto, «acreditamos que, com a variedade de eventos musicais em que estamos presentes, conseguimos abranger a maior parte dos nossos públicos-alvo», acrescenta Maria João Silva. Para a marca, o importante é investir na cultura, promover os projectos nacionais de qualidade, desde a música ao teatro e à dança. «Não estamos a tentar demarcar-nos de ninguém. Estamos plenamente conscientes de que temos um papel social importante a desempenhar, que passa pelo apoio às artes e aos artistas, e à formação académica e profissional dos jovens», avança.

A Tranquilidade Generali pretende contribuir para a aproximação dos jovens às artes, porque, na opinião de Maria João Silva, são estes os verdadeiros agentes do desenvolvimento da nossa sociedade, «que queremos mais justa e interventiva. E ao aproximarmos os jovens dos eventos culturais estamos a enriquecê-los e a equipá-los para serem mais capazes de pensar e de tomar decisões, de agirem em prol de uma sociedade melhor».

ALÉM DOS FESTIVAIS DE MÚSICA DE VERÃO

Para quem adora música ao vivo, os próximos meses serão recheados. Com a chegada do Verão, o país vibra com os festivais de música. Porém, a oferta vai mais além. A Tranquilidade Generali, por exemplo, assume o estatuto de mecenas da temporada de música da Fundação Gulbenkian que agora se inicia. «Não podíamos deixar de reconhecer e apoiar o importante papel de promoção da cultura que a Fundação há mais de seis décadas desempenha.» A marca não podia estar mais alinhada com este objectivo de aproximar as pessoas daquilo que de melhor se pode ver e ouvir em Portugal. A Fundação Calouste Gulbenkian traz a palco os melhores intérpretes nacionais e internacionais, maestros, músicos e cantores, dos nomes mais consagrados às maiores jovens promessas europeias. Além de este ano se celebrar o 60.º aniversário do Coro Gulbenkian, também se estreia Hannu Lintu como maestro titular da Orquestra Gulbenkian.

O programa tem mais de 120 concertos. Por outro lado, a Fundação proporciona ainda concertos para as famílias e também concertos gratuitos, caso dos Rising Stars, com alguns dos mais talentosos jovens músicos da Europa, e também dos Concertos pelos Solistas da Orquestra Gulbenkian. «Estas formas de abrir as portas da cultura e de aproximar a música da população são a materialização de um dos grandes objectivos da seguradora: estarmos próximos da comunidade e das pessoas, sermos parceiros para a vida, criando laços de proximidade e, neste caso, investindo na educação das gerações mais novas», sublinha a directora de Marketing e Comunicação.

Ao associar-se à Fundação Calouste Gulbenkian, a Tranquilidade Generali pretende ser vista como a seguradora que dá valor e reconhece a importância da cultura na vida das pessoas. «Cada vez mais, precisamos de parar e de ter tempo de qualidade em família e com amigos, ou simplesmente connosco próprios. No mundo actual, tão marcado pelo digital e tão acelerado, estes momentos obrigam-nos a parar e as propostas musicais inspiram-nos e desafiam-nos a pensar, muitas vezes de forma diferente, e a reequacionar a nossa forma de estar», reflecte Maria João Silva. Por outro lado, como defendiam os filósofos gregos Platão e Aristóteles, a música é um bálsamo para o corpo, trazendo ora calma, ora êxtase. A verdade é que a música estimula as células cerebrais, aumentando o nível de serotonina – a hormona da felicidade, melhorando o humor e a sensação de bem-estar.

«Acima de tudo, queremos proporcionar momentos inesquecíveis a todos os que vão poder assistir aos diferentes eventos e momentos musicais a que estamos associados», acrescenta. A música tem um poder especial e uma magia capaz de produzir as mais variadas reacções e emoções. «Queremos que as pessoas se emocionem, se animem e se entusiasmem, se sintam ligadas, energizadas e inspiradas. Queremos criar memórias marcantes. Queremos proporcionar momentos únicos. A música quebra barreiras e aproxima as pessoas. No final, queremos pessoas felizes e inspiradas, que saiam dos concertos e encontros musicais com vontade de fazer avançar o mundo», partilha a profissional. Têm plena consciência de que a arte gera conhecimento e potencia o crescimento das pessoas, e «é esta a nossa grande aposta».

AJUDAR A MUDAR O MUNDO

A aposta da Tranquilidade Generali neste segmento é feita tendo em conta uma avaliação holística da comunicação 360º, «para chegarmos próximo do cliente, onde quer que ele esteja. Nós fazemos uma avaliação colectiva do retorno do investimento nesta frente. Ainda assim, fazemo-lo acção a acção. Somos muito exigentes e queremos sempre fazer mais e melhor, olhando para novas tendências e para formas de sermos mais eficazes, tanto a nível da criatividade como da tecnologia ao serviço dos nossos clientes», sublinha Maria João Silva.

Para a marca está muito claro que existe um importante retorno de todos os investimentos que fazem na área da cultura e que estes são de longo prazo. «Não podemos querer ver resultados no imediato, quando o objectivo é tão ambicioso quanto querer transformar hábitos e mudar a forma de estarmos e de ver o mundo», acrescenta.

Acima de tudo, e antes de mais, a marca trabalha para se aproximar das pessoas e para estar presente em momentos positivos e marcantes, que deixem boas memórias. «Relativamente à notoriedade da Tranquilidade Generali, tem vindo a evidenciar-se um crescimento sustentado do reconhecimento da marca neste território», conclui a directora de Marketing e Comunicação. Para a Tranquilidade Generali, o que importa é estar presente em iniciativas que estão alinhadas com os princípios da marca e poder mostrar a importância e o valor de as pessoas terem a sua seguradora por perto e de se sentirem, e estarem, efectivamente protegidas.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Marcas na música”, publicado na edição de Junho (n.º 323) da Marketeer.

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