
Tráfego web móvel dispara 10% num ano e atinge recorde
Depois de atingir um pico de quase 60% em meados de 2022, o tráfego da Web móvel sofreu uma queda ao longo de 2023, caindo para 53%, um nível visto pela última vez antes da pandemia da COVID-19. No entanto, as coisas mudaram no ano passado, com mais pessoas do que nunca a utilizarem dispositivos móveis para navegar na Web.
De acordo com os dados apresentados pela Stocklytics.com, o tráfego da Web móvel disparou para um máximo histórico de 62,7% no primeiro trimestre de 2025, marcando um aumento notável de 10% em apenas um ano.
O tráfego da web móvel disparou no ano passado, impulsionado por vários fatores importantes. O aumento das redes 5G e a pesquisa com IA tornaram a navegação móvel muito mais fácil. As compras e os pagamentos no telemóvel também se tornaram tão fáceis que os computadores de secretária já quase não são necessários. Entretanto, os gigantes das redes sociais YouTube, TikTok e Instagram continuam a inundar os utilizadores com um fluxo interminável de conteúdos curtos, mantendo-os colados aos seus telemóveis.
Esta tempestade perfeita de avanços tecnológicos e comportamento do consumidor tornou o telemóvel a força dominante no tráfego da Web, e os dados da StatCounter comprovam-no. Depois de atingir um mínimo de 53,4% no início de 2023, menos 6% do que no ano anterior, o tráfego da Web móvel começou uma subida constante nos últimos sete trimestres.
No final de 2023, tinha subido para 54,6%, mas o verdadeiro aumento deu-se em 2024, com um dos maiores crescimentos da história do mercado. Em meados do ano, a quota dos telemóveis no tráfego Web ultrapassou o limiar dos 60% pela primeira vez na história.
A tendência ascendente manteve-se nos últimos três trimestres, culminando num recorde de 62,7% do tráfego total da Web no primeiro trimestre de 2025. Este salto de quase 10% em apenas um ano marca o segundo maior aumento anual que este mercado já viu. As estatísticas mostram que apenas 2016 viu um aumento ligeiramente maior no tráfego da web móvel, com um aumento de 10,5% naquele ano, enquanto 2022 e 2019 seguiram com aumentos de 5% cada.
Embora a quota global de tráfego da Web móvel tenha atingido um recorde de 62,7%, ainda existem diferenças regionais significativas, com a Ásia a liderar. A Ásia é o lar de alguns dos países mais móveis do mundo, incluindo a Índia, a China, a Indonésia e a Coreia do Sul, onde a maioria das pessoas confia nos seus smartphones para praticamente tudo. A disponibilidade generalizada de 5G rápido, smartphones acessíveis e uma cultura digital centrada em aplicações fizeram com que a quota de tráfego da Web móvel na região ultrapassasse largamente a média global.
De acordo com os dados da StatCounter, os dispositivos móveis foram responsáveis por 71,3% do tráfego total da Web na Ásia no primeiro trimestre de 2025, quase 10 vezes mais do que a taxa global. Este valor também se situa 20% acima das quotas de tráfego Web móvel na América do Norte e na Europa, onde a utilização se mantém próxima da marca dos 50%.