Trabalha em Marketing Digital? Veja as tendências que vão marcar 2023

Num mundo digital em constante transformação, quais são as ferramentas que se vão destacar no mundo do marketing digital e as tendências às quais marcas e empresas devem estar atentas?

Pedro Barbosa, CEO da agência Wise Pirates, afirma que este será o ano no qual se assistirá a uma maior evolução do ecossistema de marketing digital. Mas esta não é a única tendência a demarcar-se, já que a empresa reúne um total de 10 que prometem ser cruciais para este sector.

«Este é o ano onde equipas holísticas, que envolvam equipas internas do cliente e long-term boutique partners serão uma necessidade crescente, um aspecto crítico no novo ecossistema martech, garantindo assim o conhecimento profundo do negócio por parte dos parceiros e uma capacitação em digital mais profunda por parte das equipas internas. Esta será talvez a maior evolução no ecossistema de marketing digital», diz o responsável.

Veja em baixo todas as tendências:

  • A inteligência artificial sofrerá uma explosão no novo ano. Os marketeers que quiserem evoluir têm de compreender o seu novo papel num mundo onde a analítica e tecnologia se integram com os conceitos de marketing de uma forma que o martech nunca conheceu.
  • Um conceito que cresceu em 2022 e se irá democratizar é o “Buy Now, Pay Later”. Isto porque os consumidores mostram sinais de apreço por comprar agora e ir pagando ao longo do tempo.
  • O conteúdo de vídeo será um must-have para qualquer marca. Ainda maioritariamente utilizado pelo consumidor, o vídeo é um ponto que tem espaço para ser explorado pelas marcas para chegar ao seu público, contudo de forma subtil e sem ser exageradamente comercial.
  • Uma das preocupações do marketing digital prende-se com o RGPD e grandes mudanças se avizinham para este ano, tendo em vista uma maior protecção dos dados dos consumidores. Assim, uma estratégia de first party data tem um papel muito importante na protecção de dados e as empresas portuguesas precisam de estar preparadas e capacitadas para recolher os dados dos users com os seus próprios meios, de forma legal e capaz de proteger os seus potenciais e actuais clientes.
  • O online e o offline estão integrados na cabeça do consumidor como canais que estão ao seu dispor de forma complementar e potenciam o máximo da conveniência e da experiência. Esta tendência apresenta-se como um grande desafio para as empresas omnicanais, que continuam a ver os dois canais como separados. Por isso, esta é a oportunidade de investir em digital para influenciar todos os canais e de começar a usar plataformas avançadas como o DV360.
  • Considerada a “3.ª onda de Digital Advertising”, o Retail Media está a permitir às marcas comunicar de forma mais segmentada e, ao mesmo tempo, diversificar a forma de comunicar. Apesar de os search ads no site ainda serem o formato que a maior parte das marcas procura usar, os ads em display, banner e ads de vídeo em connecter TV ou on-site já são utilizados. Neste cenário, os maiores retalhistas passarão a ser media players, concorrendo com os maiores placements de activação digital e incorporando em real-time dados de consumo que mais ninguém tem sobre micro-segmentações e, ainda, a ligação aos digital placements em lojas físicas.
  • Em 2023, vamos ainda assistir à consolidação do e-Commerce em Portugal, haverá um crescimento moderado, preparando um ano de 2024 de maior crescimento. Este será, no entanto, o ano de afirmação do mobile commerce de forma massiva.
  • O conflito na Ucrânia e a normalização da inflação provocou uma mudança na agenda dos consumidores, o que poderá conduzir à quebra de confiança. Por isso, este ano será crítico para quem quer usar o digital para qualquer um dos seus canais nos próximos anos.
  • A sustentabilidade voltará a ser um tema ao qual as marcas devem prestar atenção, pois o consumidor está cada vez mais atento às práticas sustentáveis das empresas.
  • A realidade aumentada cresceu nos últimos anos, devido à pandemia, permitindo aos consumidores experimentar produtos de forma virtual. Esta tecnologia pôs fim às barreiras de mobilidade e os consumidores perceberam os benefícios das soluções digitais que mitigam necessidades de deslocações ou condicionamentos geográficos. Por isso mesmo, a realidade aumentada continuará a ser uma ferramenta importante para o incremento das vendas no digital.
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