Toyota ganha corrida face a General Motors e Volkswagen
A Toyota revalidou a sua posição enquanto primeiro fabricante mundial de automóveis de 2010, de acordo com dados da Organización Internacional de Constructores de Automóviles (OICA), noticia o Cinco Días. A fabricante japonesa é, ainda assim, seguida de perto pela americana General Motors e pela alemã Volkswagen. Dez dos trinta maiores fabricantes automóveis do mundo são de origem chinesa.
No relatório da OICA, e entre as dez primeiras posições, a Hyundai, a Nissan e a Suzuki ganharam terreno face a grupos como Ford ou PSA Peugeot Citroën.
Os dados demonstram que a Toyota alcançou, em 2010, a produção de 8,55 milhões de veículos, o que se traduz num incremento na ordem dos 18,25% face a 2009 e confirma a liderança da empresa nipónica.
O segundo lugar coube à General Motors, que incrementou a sua produção em 30,9%, com 8,47 milhões de unidades, ao passo que a Volkswagen respondeu pela terceira posição, com a produção de 7,34 milhões de unidades, numa subida de 21,1%.
Em quarto lugar surge a Hyundai, que subiu um posição, com 5,76 milhões de unidades produzidas, um crescimento de 24,1%. A Ford, por sua vez, desceu da quarta para a quinta posição, com 4,98 milhões de veículos fabricados e um crescimento de 6,4%.
A Nissan subiu duas posições e surge agora em sexto lugar, depois de incrementar a sua produção em 45,2%, com 3,98 milhões de unidades. Já a Honda volta a surgir na sétima posição, com 3,64 milhões de unidades fabricadas e um aumento de 20,9% a este nível.
Da décima à oitava posição passou a Suzuki, com 2,89 milhões de veículos e um crescimento de 21,4%. A encerrar o top das dez fabricantes mundiais surge a Renault, que ultrapassa assim a Fiat, com um crescimento de 18,3% e 2,71 milhões de unidades fabricadas.