Toshiba multada nos EUA por combinação de preços

Um tribunal da Califórnia aplicou uma multa de 87 milhões de dólares (cerca de 69,2 milhões de euros) à Toshiba por considerar que a empresa combinou os preços dos painéis LCD com algumas das suas concorrentes.

A Toshiba é acusada de ter reunido, entre 1999 e 2006, com algumas das suas rivais em quartos de hotel para combinar os preços dos painéis LCD (liquid crystal display), que são utilizados em vários dispositivos, desde televisores a monitores de computadores. As acusações de alegado cartel foram apresentadas em 2007 por um grupo de empresas tecnológicas que utilizaram os painéis das companhias em causa.

No âmbito do processo, em Dezembro passado sete empresas asiáticas, entre as quais a Sharp e a Samsung, aceitaram pagar 927 milhões de dólares (aproximadamente 737,7 milhões de euros) para indemnizar consumidores e outras empresas. De acordo com a Bloomberg, a Toshiba foi a única empresa que não participou no acordo.

No entanto, a empresa japonesa, sediada em Tóquio, foi agora condenada a indemnizar os consumidores em 70 milhões de dólares (55,7 milhões de euros) e os clientes empresariais em 17 milhões de dólares (13,5 milhões de euros), de acordo com a decisão tomada ontem pelo tribunal federal de São Francisco, Califórnia.

A empresa pretende recorrer da decisão. «A Toshiba irá recorrer a todos os mecanismos legais para corrigir esta decisão», garante Julius Christensen, porta-voz da empresa nipónica, citado pela agência Bloomberg. A companhia «mantém-se coerente na defesa de que não houve da sua parte qualquer actividade ilegal no negócios dos LCD nos Estados Unidos», reitera.

Artigos relacionados