Toshiba corta previsões anuais de lucro para metade

toshibaA empresa japonesa de material electrónico Toshiba reduziu em 54% as suas previsões anuais de lucro, depois de ter anunciado uma quebra de 72% dos lucros operacionais no último trimestre do ano passado.

As expectativas da Toshiba apontam agora para um resultado líquido de 65 mil milhões de ienes (aproximadamente 646 milhões de euros) no acumulado do ano fiscal que termina a 31 de Março, que compara com a anterior previsão de 140 mil milhões de ienes, segundo um comunicado emitido esta terça-feira pelo grupo nipónico, citado pela agência Bloomberg. A electrónica cortou também a estimativa de vendas de 7 biliões de ienes para 6,2 biliões de ienes, justificando as decisões com a elevada cotação da moeda japonesa, a suspensão da produção em 10 unidades na Tailândia devido às cheias, e a desaceleração das importações da zona euro, a braços com a crise da dívida.

Ainda hoje, a Toshiba anunciou que, entre Outubro e Dezembro de 2011, o seu lucro operacional baixou 72% face ao período homólogo, para um total de 10,5 mil milhões de ienes (cerca de 104 milhões de euros), cita a Reuters.

Estes resultados levaram a empresa a rever em baixa o volume de vendas de televisões neste ano fiscal para 15 milhões de unidades, menos três milhões que na anterior previsão, traduzindo um prejuízo operacional no valor de 45 mil milhões de ienes. De acordo com a Reuters, só no último mês as encomendas deste produto no Japão decresceram 59%.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...