Torres Vedras prepara festival de cinema ao ar livre
O Bang Awards – Festival Internacional de Cinema de Animação vai levar mais de 400 filmes, de 20 países, a Torres Vedras. É no Parque do Choupal, nos dias 2 e 3 de Outubro, que o trabalho de jovens criadores será dado a conhecer, sendo que este ano “Changes” é o tema que dá mote ao evento.
«O festival trará dois dias de criatividade e magia onde poderemos ver o que de melhor se faz no cinema de animação a nível nacional e internacional. Tudo isto num ambiente diferente dos habituais festivais de cinema entre quatro paredes. O cinema sai à rua para se divertir com as pessoas!», explica Ulisses Dias, director do Bang Awards.
Em vez de convidar os portugueses a entrar numa sala de cinema para assistir a algumas das películas concorrentes, o festival propõe uma experiência ao ar livre. Os bilhetes são grátis, mas o acesso será limitado de forma a garantir a segurança de todos os presentes. A reserva deve ser feita no site do Bang Awards.
“Razão entre dois volumes”, de Catarina Sobral, “The Lighthouse” de Jay Lei, “Purpleboy”, de Alexandre Siqueira, e “O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto”, de Bruno Caetano, são alguns dos finalistas nomeados para o Grande Prémio Bang Awards Cidade Torres Vedras. Há ainda outras categorias a concurso, nomeadamente Melhor Filme Online, Melhor Filme Universitário, Melhor Argumento e Melhor Banda Sonora. Todos os vencedores serão desvendados no dia 3, pelas 21h, numa cerimónia com Fernando Alvim no papel de apresentador.
Além da exibição de filmes e da componente de competição do festival,o Bang Awards preparou uma programação que inclui performances digitais: o artista Markus Dorninger, por exemplo, vai projectar imagens nas paredes da Capela da Nossa Senhora do Ameal.