Tornar a Black Friday mais Green: redefinir o consumismo português
Por Sara Van-Deste, head of Special Projects na Wallapop
À medida que nos aproximamos da Black Friday e da época festiva, somos impactados por anúncios e promoções tentadoras em todos os meios e formatos à nossa volta. Embora o valor das compras em Portugal tenha aumentado significativamente no ano passado e, de acordo com um estudo recente da Adsmovil, cerca de 71% dos consumidores esteja a planear aproveitar os preços reduzidos da Black Friday este ano, é também inegável que estamos a assistir a um interesse crescente por alternativas mais sustentáveis em Portugal.
Com o aumento da consciencialização dos impactos ambientais dos nossos comportamentos de consumo, a sustentabilidade assume um papel cada vez mais importante nos hábitos de consumo e já está a influenciar positivamente uma mudança na compra de diferentes produtos, mesmo que ainda estejamos no início deste longo caminho.
De acordo com uma pesquisa realizada em parceria com a mUp Research, foi possível compreender esta crescente tendência, com os dados a revelaram que 72% dos portugueses considera comprar produtos reutilizados na Black Friday em prol de preços ainda mais baixos, com a sustentabilidade logo a surgir como a motivação seguinte. Segundo o mesmo estudo, cerca de 4 em cada 10 portugueses pretende ter em consideração a sustentabilidade quando fizerem compras para a Black Friday ou para o Natal este ano.
Porém, sabemos que mudar comportamentos enraizados não é fácil, daí que o desafio de plataformas de produtos reutilizados continue a passar por mostrar aos consumidores que os artigos reutilizados agora à venda nestas plataformas são os mesmos artigos que estão em promoção na Black Friday, mas a um preço ainda mais reduzido e, muitas vezes, prontos a estrear. E é preciso demonstrar que o desejo de economizar, que é um dos principais motivos a mover o consumo nestas campanhas, anda de mãos dadas com os artigos reutilizados de alta qualidade e em perfeitas condições disponíveis.
Segundo um outro estudo de impacto que realizámos no nosso 10.º aniversário, os utilizadores da plataforma conseguem poupar, em média, cerca de 44% do valor original do produto. Já para não mencionar que o aumento do interesse em comprar artigos reutilizados em plataformas online reflecte oportunidade de ouro para os utilizadores que desejam vender os produtos que têm perdidos pelas suas gavetas.
E os benefícios não acabam só na carteira mais cheia. Poder dar uma segunda vida a um artigo que de outra forma iria contribuir para o desperdício, significa que desde a primeira compra de produtos reutilizados estamos a fazer parte de um movimento urgente de alteração de mentalidades e formas de consumo. Neste mesmo estudo de impacto, percebemos que, só em 2022, 81% das compras realizadas na aplicação substituiu a compra de um artigo novo, um valor que se traduz em 510.353 toneladas de emissões de CO2 evitadas, o que é equivalente a oito viagens de ida e volta ao sol de carro. Colocando em perspectiva fica muitas vezes mais fácil reflectir o impacto que pequenos gestos podem ter.
E este é um factor essencial: é importante que o consumo seja transformado numa experiência mais significativa, onde adquirir apenas o necessário e fazer escolhas mais sustentáveis se torna a norma. E devemos aproveitarmos estes momentos, em que o consumo atinge o seu auge, para os transformar num momento de reflexão e transformação positiva. É cada vez mais essencial abraçarmos juntos esta mudança de mentalidade e transformar os nossos atos de consumo num ato mais consciente.
E, num cenário onde a Black Friday acontece pouco tempo antes das compras de Natal, será interessante perceber os comportamentos que os consumidores vão assumir e recolher insights para prever as tendências e níveis de consumo com que poderemos contar na época festiva, com a expectativa de que a combinação do desejo de poupar e a crescente consciência ambiental, demonstrem que as compras de produtos reutilizados podem ser a escolha mais benéfica para muitos consumidores.