Top Test certifica marcas da distribuição
A Top Test apresentou na Alimentaria & Horexpo Lisboa 2013 a certificação “Selecção”, que a empresa apresenta como “a primeira certificação mundial de qualidade, avaliada exclusivamente por consumidores, na área dos produtos das marcas da distribuição (MDD)”.
A certificação é exclusiva para produtos MDD de hipermercados, supermercados, hard discount, grossistas e pequeno retalho, os quais podem ser avaliados em três categorias: “Selecção Sabor” (produtos ou gamas alimentares e de bebidas), “Selecção Beleza” (produtos ou gamas de higiene pessoal e cosmética) e “Selecção Limpeza” (produtos para limpeza e manutenção da casa).
De acordo com a Top Test, os produtos candidatos são alvo de uma bateria de testes cegos, sem referência a marcas, por consumidores anónimos em situação real de utilização dos produtos, nas suas próprias casas. “A amostra de consumidores é recrutada pelo laboratório de análise sensorial e segue critérios de avaliação rigorosos e objectivos”, explica a empresa.
A atribuição do selo “Selecção” implica uma classificação mínima de sete em 10 valores, sendo que os produtos distinguidos pelos consumidores podem ostentar o selo respectivo em toda a sua comunicação durante 12 meses. A certificação “Selecção” conta com a consultoria de José António Rousseau, director-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).
A Top Test, empresa portuguesa que conta com participação accionista da Produto do Ano, pretende alargar a certificação aos mercados espanhol, alemão e brasileiro até ao final de 2013.