Estes são os 5 melhores profissionais das 31 categorias do Ranking Nacional de Criatividade

O Clube da Criatividade de Portugal apresenta os cinco melhores profissionais das 31 categorias do Ranking Nacional de Criatividade CCP 2024. Esta classificação é individual e baseada nos prémios atribuídos no 26º Festival CCP, que decorreu em maio de 2024.

A partir deste ano, os pontos obtidos com os prémios ganhos em Causas Sociais e Autopromoção contam para o Ranking.

O Ranking Nacional de Criatividade é uma tabela anual das agências mais criativas e dos profissionais nacionais mais premiados no festival desse ano. O CCP distingue anualmente as melhores agências e os melhores trabalhos de criatividade nacional, criando padrões de referência para a qualidade criativa em Portugal. Esta tabela é apurada com base nos resultados obtidos exclusivamente no Festival CCP.

Por detrás dos trabalhos premiados estão os profissionais que os criaram e que, além da agência ou projeto que viram premiado, merecem eles próprios o devido destaque e reconhecimento.

Individualmente, os resultados são apurados através da atribuição de pontos aos profissionais inscritos nas fichas técnicas dos trabalhos premiados no concurso, com Ouro, Prata, Bronze e Shortlist. Os prémios contam com o apoio dos auditores e consultores BDO.

Nesta tabela anual passam a vigorar também, a partir deste ano, os pontos obtidos com os prémios ganhos em Causas Sociais e Autopromoção.

Os vencedores são anunciados no dia 29 de novembro, na Festa privada de Entrega de Prémios, aberta aos nomeados e sócios do Clube, com lotação limitada. O evento volta a decorrer no Bar A Barraca, em Lisboa, com início às 21h, seguido de DJ set até às 2h.

Regras do Ranking Nacional de Criatividade:

– As Produtoras não pontuam para as Agências e vice-versa;

– Os pontos do Grande Prémio CCP 2024 pontuam para os resultados. Os 31 pontos atribuídos à entidade vencedora do Grande Prémio CCP vão somar aos restantes pontos conquistados no Concurso, sendo deduzidos 15 pontos relativos ao prémio Ouro que deu origem à eleição do Grande Prémio;

– Não contabilizam os pontos de Grande Prémio para o Bem e Grande Prémio Jornalistas;

– Todos os prémios da categoria de Causas Sociais e Autopromoção passam a contar para a pontuação, a partir deste ano;

– Todos os prémios Shortlist são contabilizados para a pontuação;

– Caso o trabalho tenha dois ou mais autores com a mesma função nos créditos, a pontuação é dividida entre eles. (Exemplo: Um Ouro com dois diretores criativos ganha 15 pontos que são depois divididos, ganhando 7,5 pontos cada um);

– Trabalhos premiados em várias subcategorias sofrem uma depreciação de 10% por cada repetição, sendo que esta regra só se aplica quando se trata exatamente do mesmo trabalho. (Exemplo: Sempre que um diretor criativo ganhar mais do que um Ouro pelo mesmo trabalho, pontua o valor total de 15 pontos uma vez, o segundo ouro deprecia 10% na pontuação, o terceiro ouro 20%, e assim sucessivamente);

– A pontuação mantém-se da 8ª repetição de um mesmo trabalho premiado em diante.

A lista do Top 5 do Ranking Nacional de Criatividade CCP pode ser consultada e descarregada aqui.

 

 

 

Artigos relacionados