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Too Good To Go reforça impacto e lança novas soluções contra o desperdício alimentar
A Too Good To Go, empresa responsável pela maior aplicação do mundo para combater o desperdício alimentar, alcançou em 2024 bons resultados em crescimento e impacto. No último ano, a empresa evitou o desperdício de 1.576.880 Surprise Bags em Portugal, o equivalente a uma poupança de 1.275 milhões de litros de água e 4,4 milhões de metros quadrados de terra, valores comparáveis a 510 piscinas olímpicas e 617 campos de futebol. Além disso, esta mobilização da comunidade contribuiu para evitar a emissão de mais de 4,2 milhões de quilogramas de CO2e, reforçando o compromisso ambiental da empresa.
Fazendo um balanço da sua presença no mercado português, em cinco anos a Too Good To Go já ajudou a salvar mais de cinco milhões de Surprise Bags, evitando a emissão de 14 milhões de quilogramas de CO2e – o equivalente a 2.534 voos à volta do mundo. A plataforma conta com uma base de mais de dois milhões de utilizadores e quatro mil parceiros, incluindo marcas como o Auchan, Celeiro, Padaria Portuguesa, Gleba, Pizza Hut, Pans&Company, Sheraton, Galp, Hilton e UCI.
Maria Tolentino, Country Director da Too Good To Go Portugal, sublinha: “2024 revelou-se um ano extraordinário para a Too Good To Go Portugal, celebrando-se as mais de 1,5 milhões de Surprise Bags salvas pela nossa comunidade na luta contra o desperdício alimentar. Estes resultados demonstram o empenho de todos os envolvidos para com a promoção de práticas sustentáveis”.
Com base nos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que indicam que mais de 1,9 milhões de toneladas de comida são desperdiçadas anualmente em Portugal, a Too Good To Go lançou, em 2024, a Too Good To Go Platform. Este software modular, impulsionado por inteligência artificial, identifica e redistribui excedentes alimentares, produtos próximos do fim da validade e aplica descontos ou canaliza-os para as Surprise Bags.
A empresa continuou ainda a expandir a iniciativa “Observar, Cheirar, Provar”, que incentiva os consumidores a verificarem a qualidade dos produtos para além da data de durabilidade mínima. Esta campanha já conta com a adesão de 46 marcas, incluindo Bimbo, Kellogg’s e A Vaca que Ri, estando presente em mais de 600 produtos, o equivalente a 700 milhões de embalagens anualmente.
Além disso, a empresa tem vindo ainda a fortalecer alianças estratégicas, unindo-se à Refood, à associação Unidos contra o Desperdício e à WWF para sensibilizar os partidos políticos portugueses para a importância da luta contra o desperdício alimentar.
A iniciativa conseguiu que a Iniciativa Liberal, o PSD, o Bloco de Esquerda e o PAN incluíssem o tema nas suas agendas, um passo que a Too Good To Go considera essencial para dar visibilidade a esta questão.
Outra iniciativa foi ainda o Pacto do Porto para o Clima, iniciativa da Câmara Municipal do Porto, comprometendo-se com a neutralidade carbónica da cidade até 2030, em parceria com a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.