“Tome a atitude certa”: campanha alerta para o consumo excessivo de antibióticos
No âmbito do Dia Europeu do Antibiótico, assinalado a 18 de Novembro, a campanha da Pfizer Portugal “Tome a atitude certa” pretende alertar para a utilização excessiva ou incorrecta dos antimicrobianos, um comportamento que conduz ao desenvolvimento e à disseminação crescente de bactérias multi-resistentes.
De acordo com a subsidiária portuguesa da multinacional farmacêutica, um terço dos portugueses não toma antibióticos até ao fim do tratamento e um quarto armazena-os em casa. Este cenário foi “agravado pelo consumo excessivo e desnecessário de antibióticos durante a pandemia”.
Em Portugal, à semelhança do resto do mundo, o consumo inapropriado de antibióticos é apontado como um dos factores responsáveis pelo desenvolvimento de bactérias resistentes. Se nada mudar, em 2050, os problemas relacionados com a resistência aos antibióticos vão matar mais do que o cancro e afectar pessoas de todas as idades, com consequências graves para a sociedade e o ambiente, alerta a Pfizer Portugal.
Na Europa, a prevalência de infecções causadas por microrganismos resistentes a antibióticos é igual à soma da prevalência de tuberculose, VIH/SIDA e gripe, registando-se 30 mil mortes associadas a este tipo de infecções. Mais de um terço destes casos é causado por bactérias resistentes a antibióticos “de última-linha”.
A campanha vai ter uma presença forte nos canais digitais, com principal foco nas redes sociais, e nas redes nacionais de mupis. Inclui-se nas celebrações da Semana Mundial de Consciencialização Sobre o Uso de Antimicrobianos, marcada para entre os dias 18 e 24 de Novembro, e tem como público-alvo decisores políticos, administradores hospitalares, médicos e enfermeiros, farmacêuticos, comunicação social e público em geral.