«Todos nós temos “pequenos génios” em casa», garante Filipa Bello (Zippy)

Para assinalar o Dia da Criança, a Zippy lançou um movimento para a Igualdade de Génio, que celebra a genialidade de cada um (seja uma “genialidade” emocional, criativa, no desporto, na música, na arte, ou qualquer outra área) e promove a igualdade. O movimento e campanha para a Igualdade de Génio visam defender o igual potencial que todas as crianças têm para se destacarem pelas suas vocações e paixões, livres de imposições ou expectativas sobre onde devem aplicar o seu potencial, bem como reforçar o papel da marca enquanto promotora da individualidade e da liberdade de expressão.

O conceito de toda a campanha foi desenvolvido e criado pela agência Stream and Though Guy e a estratégia de assessoria de imprensa, marketing de influência e organização do evento está a cargo da Adagietto.

«Todos nós, quando nascemos, somos uma folha em branco de enorme potencial. Só temos que o descobrir, desenvolver e ter liberdade para o partilhar», explica Filipa Bello, Head of Brand & Creative na Zippy.

A campanha arrancou com o lançamento de uma nova colecção ungendered e resulta de uma colaboração da Zippy com o ilustrador e artista Another Angelo. O resultado são três novas t-shirts disponíveis para adulto e criança. Existe um modelo para a t-shirt em azul com a inscrição “Não tens a menor ideia da maior ideia que tenho de ti”; uma t-shirt encarnada, que faz um pedido especial: “Diz a quem gostas o que gostas que te digam”; e uma opção em branco que diz “Sorrir sem motivo é um bom motivo para sorrir”.

No âmbito desta campanha a Zippy inaugurou ainda, hoje, no Colombo, aquela que apresenta como “a primeira estátua evolutiva do mundo” (também com assinatura da agência Stream and Tough Guy). Segundo é explicado pela marca será uma estátua que crescerá todos os anos, tal como uma criança. A estátua começa como um bebé de maneira a mostrar, precisamente, que somos génios desde que nascemos, e não apenas quando já somos adultos.

No âmbito desta campanha, a Marketeer esteve à conversa com Filipa Bello, Head of Brand & Creative na Zippy. Acompanhe-nos.

Os portugueses ainda não estão receptivos à ideia da igualdade de género nas crianças? Já há algum caminho feito?

Em 2019, quando anunciámos a Coleção Happy – a nossa primeira colecção sem género –, houve uma grande controvérsia associada ao lançamento e a opinião pública dividiu-se. Isso foi algo que que não estávamos particularmente à espera, mas que provou a necessidade de apelar à igualdade, individualidade e inclusão. Acreditamos que tudo isso abriu as portas para este movimento para a Igualdade de Génio e que é algo sobre o qual é muito pertinente discutir.

Os pais acreditam sempre que os seus filhos são especiais quando os comparam com outras crianças. Mas a Zippy acredita que os pais dão liberdade de escolha às crianças ou querem, apenas, que sejam versões melhoradas daquilo que não conseguiram ser?

Aquilo que pretendemos transmitir neste movimento é que todas as crianças têm em si a sua própria genialidade – o seu próprio talento, vocação ou paixão, que não deve estar restrito a quaisquer expectativas que estejam depositadas nelas, tenham elas origem na sociedade, nos seus pares ou na sua própria família. Com este movimento, ao invés de fazer os pais comparar os seus filhos, pretendemos que reflitam no facto de já todos nós termos, de facto, “pequenos génios” em casa – basta apenas que lhes demos a liberdade de nos mostrarem isso mesmo.

De que maneira a campanha “Igualdade de Génio” reforça o compromisso We Go Together da marca?

Este conceito traduz na perfeição o nosso posicionamento de togetherness – primeiramente, porque reforça a liberdade das relações do ser humano, quer seja criança ou adulto; em segundo lugar, porque é uma manifestação máxima da originalidade e da aproximação da moda ao dia-a-dia das pessoas e suas lutas e valores. Para além disso, permite-nos ser uma voz activa em temas fracturantes para a sociedade e que têm impacto directo nas famílias – o que nos faz estar novamente ao lado delas e fazer parte da sua dinâmica, mostrando que realmente “we go togheter”.

Porquê a escolha do Another Angelo para o lançamento de uma colecção sem género?

O artista e ilustrador português Another Angelo é ele próprio um génio dentro da sua área – pelo que, primeiro que tudo, esta associação é totalmente natural. Para além disso, é um artista que é também frequentemente voz activa no que toca à promoção da inclusão e da individualidade, pelo que fazia um fit totalmente perfeito com os valores pelos quais este movimento se rege.

Qual a ligação da Carolina Deslandes a esta campanha? Porquê a escolha desta artista?

A Carolina será uma das caras desta campanha, quer através da sua presença no digital – que será muito importante para a divulgação do movimento e das acções a ele associadas -, quer através da sua participação na mesa-redonda que organizámos no Dia da Criança, no Centro Comercial do Colombo, com o objectivo de discutir realmente a importância da Igualdade de Génio. A artista é uma das vozes mais presentes no que toca à reivindicação da igualdade entre todos e é também uma referência de talento nacional em várias áreas – que são a sua genialidade. Trabalhar com a Carolina foi uma vontade que surgiu muito rapidamente, por sabermos o seu potencial para nos ajudar a potenciar a mensagem deste movimento de uma forma autêntica e real.

Texto de Maria João Lima

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