Tobias Azevedo (ZU): «Em 2025 vamos ter uma grande novidade relacionada com o lançamento de gamas de marcas exclusivas»
A ZU chegou às 60 lojas, precisamente no mês de comemoração do seu décimo aniversário. Com as aberturas em Lamego e Mafra, a marca do universo MC Sonae completa um total de 12 espaços dedicados ao bem-estar e aos cuidados de saúde de cães e gatos, inaugurados ao longo de 2024.
Fundada em Dezembro de 2014, a ZU conta com mais de 300 colaboradores prestando serviços nas áreas de medicina veterinária, banhos e tosquias, para além da comercialização de produtos de alimentação, higiene, produtos veterinários e acessórios.
No âmbito do décimo aniversário da marca, Tobias Azevedo, Area Leader da ZU, esteve à conversa com a Marketeer sobre as mudanças num sector que se encontra em crescimento e como essas alterações têm impactado o cliente e a oferta que lhe tem sido dada.
De que maneira evoluiu a relação dos portugueses com os seus animais de estimação nos últimos 10 anos?
A relação dos portugueses com os seus animais de estimação sofreu uma grande evolução na última década e trata-se de um sector que se encontra ainda em plena ascensão. Há dois aspectos que contribuíram para este desenvolvimento: por um lado, registou-se um aumento do número de pets nos nossos lares e, em paralelo, verificou-se um crescimento exponencial da tendência de humanização, na qual os animais domésticos cada vez fazem mais parte da família com tudo a que têm direito.
Evidentemente que isto se reflecte nas tendências de consumo até porque, devido a este maior cuidado e atenção, os tutores estão cada vez mais informados e exigentes. De um modo prático, isto traduz-se numa maior procura por alimentos de elevada qualidade nutricional e com recurso a ingredientes mais naturais, diversificação da gama de acessórios, bem como na crescente procura por serviços de cuidados de saúde e bem-estar cada vez mais especializados e sofisticados.
Há ainda uma tendência que cada vez mais contribui para o amadurecimento deste mercado bem como o desenvolvimento do negócio, quer em termos de lançamento de produtos e serviços como de experiência de compra em loja, que são os casais que não têm filhos e optam por ter animais de estimação. Já se utiliza, aliás, o termo DINKWAD em vez de DINKIES para descrever os casais que optam por ter animais de estimação em vez de filhos (Double Income, No Kids With a Dog vs. Double Income No Kids).
O mercado viu nascer novos conceitos relacionados com os pets e chegar alguns conceitos internacionais. Qual é a diferença que a ZU apresenta para se destacar entre os seus concorrentes?
Na ZU estamos focados em ter sempre as melhores marcas aos melhores preços e garantir que oferecemos todas as novidades relevantes aos nossos clientes. E isto traduz-se em gamas de produtos cada vez mais diversificados e especializados, que sejam capazes de dar resposta a necessidades tão complementares como saúde, bem-estar, qualidade de vida e moda, mas que simultaneamente sejam sustentáveis e amigas do ambiente.
Sendo agora o pet visto como um membro da família, os cuidados com a sua saúde, bem-estar e a prevenção do aparecimento de certas patologias vêm em primeiro lugar. Os tutores estão cada vez mais informados sobre quais as patologias mais frequentes do seu animal e procuram prevenir, por exemplo, juntando à dieta ingredientes que possam dar o suporte necessário para evitar o aparecimento de certos sintomas. Começa a dar-se mais atenção a soluções preventivas que garantam mais longevidade e qualidade e vida ao patudo e é tudo isto que apresentamos aos nossos clientes, tanto nas 60 lojas que temos um pouco por todo o País como na loja online em zu.pt.
Recentemente a ZU introduziu em algumas das suas lojas com o novo conceito alguns novos serviços. Porque é que a marca sentiu necessidade de o fazer?
Quisemos que este ano de 2024, em que assinalamos o 10º aniversário da ZU, ficasse marcado pelo lançamento do nosso novo conceito de lojas. Esta década de actividade trouxe-nos muito know-how sobre o sector e, principalmente sobre o comportamento de compra dos portugueses, e sentimos que era o momento de mostrar esse conhecimento, projectar o futuro e aplicá-lo nas nossas lojas de modo a proporcionarmos uma experiência de compra diferenciadora, moderna e acolhedora. Queremos que, a cada visita, os clientes sintam os valores da marca ZU.
As lojas apresentam um ambiente mais convidativo e contemporâneo, com tons acolhedores, elementos em madeira e um layout optimizado. Os ecrãs interactivos LED e LCD, que transmitem informações, promoções e vídeos informativos, tornam os espaços mais dinâmicos e interactivos. E apresentam também áreas mais amplas e confortáveis, permitindo mais espaço para os clientes e os seus pets se movimentarem livremente e sem causar qualquer tipo de stress ou desconforto aos animais.
Em paralelo, quisemos também garantir maior variedade de produtos e serviços sendo que estes corners e respectivas secções passaram a ter designações mais intuitivas e fáceis de identificar, como “Hora de Dormir”, “Vamos Brincar”, “Higiene e Beleza”, “Delícias e Petiscos”.
Além da venda de produtos, 37 das nossas lojas têm serviços de PetSpa (banho e tosquia) e 24 com PetVet (atendimento veterinário com cirurgia).
Como é que a ZU tem vindo a alterar a sua oferta em função das mudanças sentidas nos tutores, nomeadamente no que respeita a temas de sustentabilidade, cuidados de saúde e bem-estar dos animais?
Na ZU tentamos estar sempre na vanguarda da introdução de produtos e serviços que reflectem aquelas que são as mais recentes inovações e tendências, seja na alta nutrição ou mesmo nos produtos naturais de maior qualidade. Isto permite-nos antever aquelas que serão as necessidades e a procura dos tutores em Portugal e disponibilizar de modo rápido e diferenciador essa oferta aos nossos clientes.
Do ponto de vista prático, e dando alguns exemplos, a crescente preocupação, por parte dos tutores, com a saúde do seu pet e com o meio ambiente fez disparar a procura por alimentos mais sustentáveis, tanto a nível de ingredientes, como em meios de produção com menor pegada carbónica, produtos esses que encontram na nossa gama de produtos.
Em paralelo, e como referido antes, a humanização fez com que os “pet owners” escolham a alimentação o mais semelhante com a sua e por isso, a busca de alimentos que utilizam ingredientes naturais, orgânicos, sem químicos, aumentou também consideravelmente.
Há ainda uma busca por novas fontes proteicas, mais nutritivas e sustentáveis, como seja proteínas de insectos ou algas. O mix feeding é também uma tendência no mercado especializado, sendo que os tutores estão muito conscientes dos seus benefícios, ao nível da hidratação no sentido de juntar alimentação húmida à dieta do seu pet.
Em paralelo, os tutores estão cada vez mais informados sobre quais as patologias mais frequentes do seu animal e procuram prevenir, juntando à dieta ingredientes que possam dar o suporte necessário para evitar o aparecimento de certos sintomas. Como seja a nível de problemas articulares, de pele e pelo, digestivos, entre outros.
Os consumidores estão também cada vez mais conscientes do impacto ambiental de tudo o que compram e com a sua pegada carbónica pelo que optam por escolher e fidelizar a marcas e produtos que garantem essas soluções. E encontram tudo isto na ZU.
Com 60 lojas já abertas, quais as perspectivas de crescimento no próximo ano e quais serão as zonas prioritárias para essa expansão se dar?
Este ano abrimos 12 lojas e, para 2025, pretendemos crescer ao mesmo ritmo ou até acelerar. Existem ainda muitas zonas do País onde os tutores não podem ainda encontrar uma ZU, incluindo capitais de distrito, pelo que pretendemos chegar a esses locais.
Para quando a criação de marca própria da ZU em termos de alimentação e de acessórios para os animais?
No próximo ano vamos lançar uma grande novidade e está, precisamente, relacionado com o lançamento de uma ou mais gamas de marcas exclusivas. Neste momento não podemos avançar com mais pormenores, mas a seu tempo daremos novidades.
Está nos planos da marca fazer uma maior aposta na área dos seguros de saúde para animais de estimação? De que maneira a ZU Health Box será desenvolvida nos próximos meses dando resposta à procura dos tutores nesse sentido?
A ZU Health Box é um plano de saúde anual adaptado às necessidades de cada animal de estimação e acompanhado pelos veterinários ZU. Inclui vacinas, consultas a preços especiais, desparasitações, check-ups, e ainda disponibiliza vantagens e descontos nas principais marcas de alimentação durante todo o ano. Pelas suas características, acreditamos que é uma solução integrada que vai ao encontro daquelas que são as necessidades actuais dos tutores. Consideramos que os seguros de saúde em concreto, e nesta fase, terão maior relevância e enquadramento no sector hospitalar.
Quando é que é de esperar que todas as lojas ZU se apresentem com o conceito inaugurado em Maio?
É um processo que está em andamento e que, devido ao número significativo de lojas envolvido, será para se concretizar na sua totalidade a médio e longo prazo.
Qual o crescimento em 2024 quando comparado com igual número de lojas em 2023?
O crescimento num universo de lojas comparável ronda os 12%
Qual o volume de negócios em 2024 e que crescimento representa face ao mesmo período de 2023?
No ano passado, a facturação da ZU registou uma subida de aproximadamente 20% face a 2022. E essa tendência de crescimento vai manter-se em 2024, para o qual estimamos um aumento do volume de negócios na ordem dos 25%.
Qual o peso do online para o negócio da ZU? De que maneira é que este canal tem vindo a ser trabalhado para fazer crescer a sua importância no parque de lojas da marca?
A loja online da ZU fará dois anos em Março. Sendo um projecto recente, o balanço é bastante positivo e está a ganhar cada vez mais peso nas nossas vendas. Temos largas dezenas de milhares de clientes distribuídos por todo o País e destacamos a receptividade que as entregas em todo o território nacional estão a ter, como se pode verificar no facto de mais de 40% dos nossos envios se efectuarem para clientes que residem fora dos grandes centros urbanos do Porto e de Lisboa. E não se trata apenas de clientes particulares, mas também empresariais. É um canal de venda que está a fazer o seu caminho e uma ferramenta importante de conveniência pela ligação ao Continente Online e até de oferta de uma gama de produtos mais alargada.
Texto de Maria João Lima
*A jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico