Timberland celebra a Yellow Boot na campanha ‘Iconic’
A Timberland lançou a campanha global “Iconic”, dando continuidade à energia e ao impulso que conquistaram o mundo no ano passado quando a sua icónica work boot completou 50 anos.
Desde 1973 que a Original Yellow Boot representa resistência, inovação e estilo intemporal e foi adotada por culturas e comunidades em todo o mundo. Agora, a marca convoca quatro personalidades reconhecidas internacionalmente – Naomi Campbell, Teddy Swims, Slawn e Kai-Isaiah Jamal – para relembrar o que significa ser verdadeiramente original.
A campanha “Iconic” destaca o espírito de coragem, empoderamento e expressão ousada que define cada uma destas figuras influentes. Tal como a Original Yellow Boot, cada pessoa na campanha é intemporal, autêntica e, acima de tudo, original.
A supermodelo Naomi Campbell é capturada com elegância usando apenas a Original Yellow Boot, enfatizando a autenticidade e a originalidade como mensagens centrais da campanha.
Fotografada por Jamie Morgan, que fotografou a modelo pela primeira vez como uma jovem modelo em 1984, possibilitou a união de duas lendas britânicas para esta representação da Original Yellow Boot.
Além de Naomi Campbell, a campanha da Timberland conta também com o talento de três criativos que estão a abrir novos caminhos com perspectivas, atitudes e estilos originais.
O cantor e compositor Teddy Swims é retractado numa imagem marcante que reflecte a mesma coragem e honestidade que caracterizam a sua música diversificada. «Se eu me fosse chamar um ícone, seria pela autenticidade. Tento ser autêntico e vulnerável. Acho que isso é uma coisa icónica», diz Teddy.
Sobre a Original Yellow Boot, Teddy partilha: «Ao longo das gerações, tem sido consistente. É uma bota poderosa que representa o estilo de uma forma que nunca muda. Está sempre fresca, não importa o ano, nem o que se veste.»
Jamie Morgan optou por fotografar a campanha em tons monocromáticos, uma referência deliberada à intemporalidade e autenticidade, focando-se unicamente na essência de cada um e no apelo duradouro da Original Yellow Boot.
«A palavra ‘icónico’ é demasiado usada actualmente e só pode ser verdadeiramente conquistada ao longo de muito tempo. As botas Timberland conquistaram esse estatuto. Foram adoptadas por tantas subculturas diferentes ao longo dos anos e continuam na vanguarda da moda e do estilo, por isso, sim, definitivamente icónicas!»
O designer e artista britânico-nigeriano Olaolu Slawn (conhecido como Slawn) também é retractado nas imagens monocromáticas, destacando a conexão entre Slawn e a Original Yellow Boot, bem como o espírito resiliente que os define.
Conhecido pela sua ousada arte de rua e expressionismo abstracto, Slawn é um iconoclasta no mundo da arte. Reflectindo sobre a bota amarela e o que ela representa para si, Slawn afirma: «Esta bota é clássica. Sexy. Muito eu. Tenho tipo seis pares.»
A campanha “Iconic” é completada com visuais impactantes de Kai-Isaiah Jamal, modelo, poeta e activista de visibilidade trans e não-binária, descrito como um ícone da sua geração.
Um pioneiro no seu campo, Kai procura elevar vozes marginalizadas e celebrar as suas versões mais autênticas. Kai incorpora o legado da Original Yellow Boot ao abraçar quem é de forma incondicional, deixando uma marca duradoura no mundo. «Para mim, icónicas são coisas que têm legado, história e impacto cultural. No final, a história por trás da Timberland e a forma como a cultura foi abraçada e criou uma cultura… para mim, isso é profundamente icónico.»
Após o 50.º aniversário e depois de um ano de colaborações elevadas com a moda, como Louis Vuitton, Wales Bonner e White Mountaineering, a campanha “Iconic” marca um novo capítulo à medida que a marca olha para os seus próximos 50 anos.
«Temos visto uma energia tremenda em torno da marca desde o nosso aniversário, com várias colaborações de luxo este ano», diz Maisie Willoughby, directora de marketing da Timberland. «A campanha “Iconic” é uma extensão dessa energia, significando uma nova direcção para a marca e reforçando o nosso estatuto como referência na cultura das botas. Esta campanha é incrivelmente ousada e autêntica, e a Timberland sempre foi sobre abraçar a originalidade; e o que é mais icónico do que a Original Yellow Boot?»
A cor trigo distintiva da Original Yellow Boot, a sua qualidade artesanal incomparável e conforto duradouro consolidaram o seu estatuto como a bota mais reconhecida no mundo; um testemunho da autenticidade e do poder que a cultura jovem tem sobre as marcas.
A campanha “Iconic” , que celebra o legado da Original Yellow Boot e a resiliência dos ícones, será apresentada através de activações robustas em digital, social media e eventos em destinos icónicos em todo o mundo.
A Original Yellow Boot encontra-se disponível em todas as lojas Timberland.