TikTokers despedem-se do seu “espião chinês pessoal” com humor e ironia

Tic, Tac, Tic Tac… À medida que as horas passam e se aproxima o dia 19 de janeiro, prazo limite para o Supremo Tribunal decidir se mantém a lei que poderá banir o TikTok ou forçar a ByteDance a vender a aplicação, a incerteza sobre o futuro da plataforma chinesa e dos que lucram com ela aumenta.

Com a iminência de um possível “adeus” à rede social, os utilizadores estão a responder com uma tendência inusitada: despedir-se do seu “espião chinês pessoal”. Este fenómeno satírico, que ironiza as preocupações de segurança relacionadas com a aplicação, tem sido a forma que os TikTokers encontraram para lidar com a situação.

Muitos agradecem ao alegado “espião” por os vigiar e encher a sua página “For You” com conteúdo divertido, enquanto outros chegam a afirmar preferir partilhar os seus dados com o governo chinês a migrar para alternativas como o Instagram Reels ou o YouTube Shorts.

Uma publicação em particular, que já ultrapassou 1,5 milhões de likes, mostra uma cena emocionante de Squid Game acompanhada pela legenda: “A dizer adeus ao meu espião chinês no dia 19 (Ele aperfeiçoou o meu algoritmo).” Noutras publicações, alguns utilizadores falam — ou até cantam — em chinês, enquanto outros simulam ser os “espiões” responsáveis pelos algoritmos personalizados de cada um.

@_unsc_ #tiktokban ♬ original sound – _unsc_

Nos últimos anos, o TikTok tem estado sob escrutínio devido à ligação da sua empresa-mãe, a ByteDance, à China. Legisladores nos EUA classificaram a aplicação como uma “ameaça à segurança nacional”, acusando-a de enviar dados de utilizadores norte-americanos para território chinês.

Artigos relacionados