TikTok vai começar a remover vídeos com nudez automaticamente
O procedimento habitual para a remoção de um vídeo no TikTok envolve a revisão por parte de um colaborador de carne e osso, que empresta a sua sensibilidade humana à pré-avaliação realizada pela inteligência artificial. No entanto, este cenário está prestes a mudar: nos Estados Unidos da América e no Canadá, o TikTok vai passar a eliminar automaticamente qualquer vídeo em que seja detectada nudez.
A informação é avançada pelo The Verge, segundo o qual o TikTok está a tentar acelerar o processo de moderação ao retirar os revisores humanos da equação. Além da nudez, são abrangidos por esta nova regra conteúdos que contenham sexo, violência, actividades ilegais ou violações das políticas que garantem a segurança de menores.
Isto significa que, a partir de agora, se o sistema de revisão do TikTok encontrar um vídeo com algum destas características, esse mesmo vídeo será eliminado imediatamente. Ainda assim, o criador terá oportunidade de apelar da decisão e, então, debater o vídeo com um moderador humano.
Porta-voz do TikTok indica ao The Verge que a mudança visa, em parte, limitar também o volume de vídeos perturbadores a que os moderadores têm de assistir – e que pode resultar, por vezes, em casos de depressão ou outros problemas psicológicos. Os moderadores passam, além disso, a poder dedicar mais tempo à revisão de conteúdos mais difíceis de avaliar, como é o caso da desinformação.
Antes de adoptar este novo automatismo nos EUA e no Canadá, o TikTok testou o sistema noutros países, incluindo Brasil e Paquistão. De acordo com dados reportados pelo The Verge, somente 5% dos vídeos removidos pelo sistema deveriam ter recebido luz verde para serem publicados.