TikTok usa imagens dos utilizadores sem autorização
Pode não ser ainda muito conhecida em Portugal, mas a aplicação TikTok já se apresenta como o novo player no mundo das redes sociais para os mais jovens. Agora, está envolvida na sua primeira polémica: alguns criadores de conteúdo estão a queixar-se de aparecerem em anúncios sem terem dado qualquer tipo de autorização.
Segundo a AdAge, estes criadores dizem também não ter recebido uma compensação monetária pela utilização da sua imagem. «Porque é que não me disseram que o iam fazer?», pergunta Elijah Jay, um dos queixosos cujo vídeo foi transformado em anúncio ao TikTok no Snapchat.
Em declarações reportadas pela mesma publicação, Elijah Jay explica que ser influenciador é a sua profissão e que, por isso, espera ganhar dinheiro com os conteúdos que produz. Sobre o anúncio com um dos seus vídeos, o norte-americano sublinha que apenas o TikTok está a ganhar alguma coisa com isso – nomeadamente, novos utilizadores, uma vez que o anúncio inclui um link para a aplicação.
O TikTok escusou-se a comentar o caso, mas os Termos & Condições da plataforma indicam que os criadores de conteúdos detêm os direitos das publicações que desenvolverem, embora a sua partilha faça com que o TikTok tenha licença para utilizar, modificar, adaptar, reproduzir ou distribuir esses mesmos conteúdos sem a necessidade de royalties.