A FIFA anunciou uma parceria inédita com o TikTok, que passa a ser a primeira “plataforma preferencial” da história da FIFA para a cobertura do Campeonato do Mundo de Futebol de 2026, reforçando a centralidade das plataformas sociais na estratégia global de media e engagement daquele que é o maior evento desportivo a nível mundial.
O acordo, válido até ao final de 2026, posiciona o TikTok como a principal plataforma digital para complementar a transmissão do Mundial, prometendo uma cobertura mais próxima, imersiva e orientada para as novas gerações de adeptos.
A parceria inclui a possibilidade de transmitir partes dos jogos ao vivo, publicar vídeos selecionados e publicar conteúdo exclusivo produzido pela FIFA para o TikTok. As emissoras também poderão monetizar a sua cobertura da competição através de soluções de publicidade premium do TikTok. O TikTok vai também implementar políticas antipirataria que apoiam e protegem a propriedade intelectual da FIFA.
“O objetivo da FIFA é partilhar a emoção do Mundial 2026 com o maior número possível de fãs, e não conseguimos pensar numa melhor maneira de alcançar esse objetivo durante o maior evento da história do desporto do que ter o TikTok como a primeira plataforma preferencial do torneio”, diz Mattias Grafström, secretário-geral da FIFA, citado em comunicado.
“Esta é uma colaboração inovadora e criativa que conectará mais fãs ao redor do mundo à competição de maneiras inéditas, levando-os aos bastidores e aproximando-os da ação como nunca antes. À medida que o futebol cresce e evolui – unindo um número cada vez maior de pessoas – a forma como ele é partilhado e promovido também deve evoluir”, acrescenta.
A parceria será impulsionada pelo recém-lançado TikTok GamePlan, que permitirá aos fãs descobrir conteúdos que dão vida ao torneio, além de informações sobre bilhetes e transmissão dos jogos, bem como incentivos de participação, como figuras personalizadas, filtros e recursos de gamificação.
“O futebol experimentou um crescimento global explosivo no TikTok nos últimos anos e, como primeira plataforma preferencial da FIFA, estamos entusiasmados para que os fãs vivenciem o Mundial de 2026 além dos 90 minutos, com conteúdo exclusivo e acesso sem precedentes aos criadores”, refere James Stafford, chefe global de conteúdo do TikTok.
“O TikTok GamePlan transforma o fanatismo em resultados comerciais mensuráveis para os nossos parceiros desportivos, com os fãs a terem 42% mais probabilidade de assistir a partidas ao vivo depois de verem conteúdo desportivo no TikTok. Estamos a alcançar a próxima geração de fãs de futebol — principalmente o público mais jovem e feminino — e a converter essa paixão em audiência e engagement reais numa escala sem precedentes”, conclui.














