TikTok tem mais mulheres e YouTube mais homens. Instagram fica a meio caminho
Na Europa existem 10,5 milhões de influenciadores activos no Instagram, TikTok e YouTube. Reino Unido, Itália, França, Espanha e Alemanha são os países analisados pelo estudo “Crecimiento de la marca a través de influencer marketing” com o maior número de criadores de conteúdos digitais com influência. Em Portugal, o número é 245 mil.
De acordo com a análise da agência IAB Spain em parceria com a Nielsen, os influenciadores digitais têm um hoje um elevado peso na interacção, na conversação e na decisão de compra dos consumidores em relação às marcas e aos produtos. Como tal, é importante perceber como se comportam as plataformas, os criadores que nelas se encontram e como o conteúdo chega ao público-alvo.
O estudo conclui que o TikTok é uma rede social de mulheres e o YouTube de homens, enquanto o Instagram surge como um local equilibrado entre ambos os géneros.
Além disso, os dados demonstram que os influenciadores do TikTok pertencem principalmente à Geração Z. Por outro lado, o Instagram tem maioritariamente Millennials e o YouTube uma mistura de várias faixas etárias.