TikTok segue em alta com cerca de 186 milhões de downloads em todo o mundo
A poucos dias de se saber se o TikTok vai ou não permanecer nos Estados Unidos, e em que moldes, a Statista lançou um relatório relativo ao número de downloads na plataforma mundialmente desde o 1.º trimestre de 2018 ao 4.º trimestre de 2024, revelando a evolução da rede social.
De acordo com os dados divulgados no dia 8 de janeiro, no quarto trimestre de 2024, o TikTok consolidou a sua presença como líder global no segmento de vídeos curtos, gerando cerca de 186 milhões de downloads em todo o mundo.
Desde o lançamento original como Douyin pela ByteDance, o formato tem vindo a conquistar cada vez mais audiência tendo atingido o pico de downloads em 2020, quando atingiu o recorde de mais de 313,5 milhões de downloads no primeiro trimestre desse ano — um aumento de 62,3% em relação ao mesmo período de 2019.
No último ano, a plataforma alcançou uma taxa de engagement de aproximadamente 4,64% nos vídeos publicados, com uma média de 1.100 interações por conteúdo. Estas são predominantemente compostas por “likes”, ao passo que os comentários são, em média, menos de 20 por post.
Apesar do sucesso, a plataforma online de estatísticas e dados de mercado lembra que o TikTok enfrenta desafios como interações falsas. Só no primeiro trimestre de 2024, cerca de 236 milhões de likes falsos foram removidos.
TikTok Shop: um fenómeno do e-commerce
Desde seu lançamento em setembro de 2023, o TikTok Shop transformou-se num dos marketplaces online mais populares. Em 2023, as categorias de beleza e cuidados pessoais lideraram as vendas globais, com mais de 370 milhões de produtos vendidos. O segmento de moda feminina e roupas íntimas conseguiu 285 milhões de produtos vendidos, enquanto o setor dos alimentos e bebidas alcançaram 138 milhões de vendas.
Com uma combinação de vídeos dinâmicos e um modelo de marketplace bem-sucedido, o TikTok tornou-se uma ferramenta indispensável para marcas que ambicionem chegar a audiências globais.